Loucura e sanidade psíquica, duas faces do desenvolvimento humano – alguns aspectos historiográficos (Brasil, 1808-2008)

Autores

  • Nádia Maria Weber Santos Centro Universitário La Salle - Unilasalle Canoas, RS

DOI:

https://doi.org/10.18316/978

Palavras-chave:

Loucura, Hospício, Desenvolvimento humano, Historiografia brasileira, Psicologia Analítica, Processo de Individuação

Resumo

Este artigo propõe-se a apresentar e discutir algumas facetas da historiografia sobre a loucura no Brasil, a criação de manicômios, desde meados do século XIX até a aurora do século atual, quando as neurociências imperam e, dificilmente nos deixam vislumbrar formas mais humanas de tratamento da loucura. Em contraponto a isso, apresentamos sucintamente alguns aspectos teóricos na prática da Psicologia Analítica, corrente psicológica que parte da saúde mental do indivíduo e não da doença, postulando o ‘processo de individuação’ como a mola propulsora do desenvolvimento humano saudável.

Biografia do Autor

Nádia Maria Weber Santos, Centro Universitário La Salle - Unilasalle Canoas, RS

Dra Em História

Professora do PPG MSBC

Referências

AMARANTE, Paulo. Loucos pela Vida: a trajetória da Reforma Psiquiátrica no Brasil, Rio de Janeiro: Fiocruz, 2003.

ENGEL, Magali Gouvêa. Os delírios da razão - médicos, loucos e hospícios (Rio de Janeiro, 1830-1930). Rio de Janeiro: editora da Fiocruz, 2001.

FIGUEIREDO, Gabriel e FERRAZ, Marcos. Século XIX no Brasil: D. Maria I, fundação do ensino e hospício de alienados. In: Revista da Associação Brasileira de Psiquiatria. RJ, 20 (3) : 75-85, 1998.

FRANCO, Sérgio da Costa. Porto Alegre: guia histórico. Porto Alegre: editora da Universidade/UFRGS, 1987.

JUNG, C.G. Psicologia e religião. Petrópolis: Vozes, 1998.

MACHADO, Roberto (org.) Danação da norma: medicina social e formação da psiquiatria no Brasil. Rio de Janeiro: Graal, 1978.

MEDEIROS, T. Formação do Modelo Assistencial psiquiátrico no Brasil. Dissertação de mestrado. Instituto de Psiquiatria da UFRJ, 1977.

SAINT HILAIRE, A. Viagem à Província de São Paulo e resumo das viagens no Brasil, Província Cisplatina e missões do Paraguai. São Paulo: Martins editores, SP, s.d.

SANTOS, Nádia Maria Weber. Histórias de vidas ausentes - a tênue fronteira entre a saúde e a doença mental. Passo Fundo: ed. da UPF, 2005.

SANTOS, Nádia Maria Weber. Narrativas da loucura & Histórias de sensibilidades Porto Alegre: ed. da Universidade/UFRGS, 2008.

SCHIAVONI, Alexandre. A institucionalização da loucura no Rio Grande do Sul: o Hospício São Pedro e a Faculdade de Medicina. Dissertação de mestrado, PPG História, UFRGS, 1997.

UCHÔA, D.M. Organização da Psiquiatria no Brasil. São Paulo: Sarvier, 1981.

WADI, Yonissa M. “Palácio para guardar doidos”: uma história das lutas para a construção do hospício de alienados e da psiquiatria no RGS. Porto Alegre: editora da Universidade/ UFRGS, 2002.

Downloads

Publicado

2013-05-29

Edição

Seção

Artigos de Revisão