Loucura e sanidade psíquica, duas faces do desenvolvimento humano – alguns aspectos historiográficos (Brasil, 1808-2008)
DOI:
https://doi.org/10.18316/978Palabras clave:
Loucura, Hospício, Desenvolvimento humano, Historiografia brasileira, Psicologia Analítica, Processo de IndividuaçãoResumen
Este artigo propõe-se a apresentar e discutir algumas facetas da historiografia sobre a loucura no Brasil, a criação de manicômios, desde meados do século XIX até a aurora do século atual, quando as neurociências imperam e, dificilmente nos deixam vislumbrar formas mais humanas de tratamento da loucura. Em contraponto a isso, apresentamos sucintamente alguns aspectos teóricos na prática da Psicologia Analítica, corrente psicológica que parte da saúde mental do indivíduo e não da doença, postulando o ‘processo de individuação’ como a mola propulsora do desenvolvimento humano saudável.
Citas
AMARANTE, Paulo. Loucos pela Vida: a trajetória da Reforma Psiquiátrica no Brasil, Rio de Janeiro: Fiocruz, 2003.
ENGEL, Magali Gouvêa. Os delírios da razão - médicos, loucos e hospícios (Rio de Janeiro, 1830-1930). Rio de Janeiro: editora da Fiocruz, 2001.
FIGUEIREDO, Gabriel e FERRAZ, Marcos. Século XIX no Brasil: D. Maria I, fundação do ensino e hospício de alienados. In: Revista da Associação Brasileira de Psiquiatria. RJ, 20 (3) : 75-85, 1998.
FRANCO, Sérgio da Costa. Porto Alegre: guia histórico. Porto Alegre: editora da Universidade/UFRGS, 1987.
JUNG, C.G. Psicologia e religião. Petrópolis: Vozes, 1998.
MACHADO, Roberto (org.) Danação da norma: medicina social e formação da psiquiatria no Brasil. Rio de Janeiro: Graal, 1978.
MEDEIROS, T. Formação do Modelo Assistencial psiquiátrico no Brasil. Dissertação de mestrado. Instituto de Psiquiatria da UFRJ, 1977.
SAINT HILAIRE, A. Viagem à Província de São Paulo e resumo das viagens no Brasil, Província Cisplatina e missões do Paraguai. São Paulo: Martins editores, SP, s.d.
SANTOS, Nádia Maria Weber. Histórias de vidas ausentes - a tênue fronteira entre a saúde e a doença mental. Passo Fundo: ed. da UPF, 2005.
SANTOS, Nádia Maria Weber. Narrativas da loucura & Histórias de sensibilidades Porto Alegre: ed. da Universidade/UFRGS, 2008.
SCHIAVONI, Alexandre. A institucionalização da loucura no Rio Grande do Sul: o Hospício São Pedro e a Faculdade de Medicina. Dissertação de mestrado, PPG História, UFRGS, 1997.
UCHÔA, D.M. Organização da Psiquiatria no Brasil. São Paulo: Sarvier, 1981.
WADI, Yonissa M. “Palácio para guardar doidos”: uma história das lutas para a construção do hospício de alienados e da psiquiatria no RGS. Porto Alegre: editora da Universidade/ UFRGS, 2002.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.