Estratégias De Enfrentamento Da Enfermagem Durante A Pandemia Do Novo Coronavírus: Revisão Integrativa
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v11i3.9824Palavras-chave:
Coronavírus, Enfermagem, Estratégias de Enfrentamento, Saúde Mental.Resumo
Objetivo: Sumarizar a produção científica das estratégias de enfrentamento da equipe de enfermagem durante a pandemia de Covid-19.Método: Revisão integrativa de literatura, onde foram selecionados estudos publicados no período de junho de 2020 a junho de 2021 nas bases SCOPUS, PUBMED, Web of Science, CINAHL e SCIELO. Utilizou-se a classificação de evidências a partir do referencial do Instituto Joanna Briggs (JBI). Resultados: Foram analisados 21 artigos, não houve diferença entre os anos de publicação, sendo que 12 estudos (57,1%) foram oriundos da China. Os níveis de evidência classificados como Nível III 2 (66%) seguidos de Nível IV (34%). Para melhor elucidação dos achados foram estruturadas duas categorias de análise: Impacto emocional e consequências à saúde frente a pandemia da Covid-19 e Ações de enfrentamento dos profissionais frente a pandemia da Covid-19. Conclusão: A maioria dos estudos identificou estratégias de enfrentamento relacionadas às ações de controle e resolução de problemas com manejo de sintomas. As chamadas estratégias de esquiva, evasão e desligamento comportamental foram observadas como comportamentos negativos. Vale ressaltar que foram identificados impactos emocionais em decorrência do vivenciado na linha de frente dos hospitais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Saúde e Desenvolvimento Humano
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.