Percepção materna sobre aleitamento: importância e fatores que influenciam o desmame precoce
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v10i2.8070Keywords:
Aleitamento materno, Desmame, Assistência Integral à SaúdeAbstract
Introdução: O desmame precoce configura como problema de saúde pública, relacionado a vários fatores, como idade materna, baixo nível de escolaridade, uso precoce de fórmulas lácteas e chupetas, trabalho materno, entre outras. Objetivo: Identificar a percepção das mães de crianças menores de 2 anos acerca da importância do aleitamento materno, bem como analisar as principais alegações que as levaram ao desmame precoce. Métodos: Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva, de natureza transversal e com abordagem quantitativa, realizada em Unidades Básicas de Saúde do município de Governador Edison Lobão-MA. A pesquisa deu-se através de um questionário de questões objetivas afim de analisar o perfil sociodemográfico e econômico das participantes. Resultados: Participaram da pesquisa 51 mulheres, com idade média de 20,9 anos de idade. Foi constatada maioria de mães solteiras, primíparas, donas de casa e com realização das consultas de pré-natal periodicamente. Foi encontrado, na região, um índice de desmame precoce de 64,7%. Conclusões: Crenças quanto ao leite materno ser insuficiente para o bebê e a introdução de novos alimentos estão entre as causas encontradas para o desmame precoce. Evidencia-se a importância da implementação de estratégias que visem a adesão, a promoção, e o aumento da prevalência do aleitamento materno exclusivo.Downloads
Published
2022-05-25
Issue
Section
Artigos Originais
License
Authors who submit their manuscripts to be published in this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of work and recognition of its initial publication in this journal.
- By virtue of the articles appearing in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and non-commercia.