Picos epidemiológicos da COVID-19 no Ceará, Brasil: estudo comparativo
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v10i2.8915Keywords:
Infecções por Coronavírus, Pandemias, Epidemiologia, Pesquisa em Sistemas de Saúde Pública.Abstract
Introdução: A pandemia da COVID-19 proporcionou mudanças no comportamento da população, na economia, na política, nas investigações científicas e gerou uma maior demanda por sobre os serviços de vigilância epidemiológica. Objetivo: Descrever os dados epidemiológicos da COVID-19 no Ceará, após um ano de pandemia e comparar os picos epidemiológicos registrados. Materiais e Métodos: Estudo transversal, com dados da Plataforma IntegraSUS e Portal da Transparência de Registros Civis do Brasil, período de janeiro de 2020 a abril de 2021. Resultados: Foram registrados 583.739 casos e 15.181 óbitos, com prevalência em mulheres (55,35% e 56,06%, respectivamente). Os casos prevaleceram na faixa etária de 30 a 34 anos (11,4%) enquanto os óbitos mantiveram-se nos maiores de 80 anos (32,3%). Quando comparados os picos epidemiológicos, verificou-se importante aumento no número de casos (62,6%) e redução no quantitativo de óbitos (23,4%). Conclusões: A COVID-19 no Ceará apresenta painéis ambíguos, onde o aumento de novos casos pode refletir a não adesão populacional às medidas comportamentais, e o declínio no número de óbitos parece decorrer da ampliação de leitos, insumos e vacinação.Downloads
Published
2022-05-25
Issue
Section
Artigos Originais
License
Authors who submit their manuscripts to be published in this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of work and recognition of its initial publication in this journal.
- By virtue of the articles appearing in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and non-commercia.