Composição corporal e percepção dos pais em relação a alimentação de indivíduos com síndrome de Down
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v11i1.9293Keywords:
Estado nutricional, Gordura corporal, Hábitos alimentares, Síndrome de DownAbstract
Introdução: Indivíduos com Síndrome de Down (SD) podem apresentar maior tendência a alterações na composição corporal e hábitos alimentares inadequados. Os pais têm papel importante na construção dos hábitos alimentares dos filhos.Objetivos: Verificar a composição corporal de crianças e adolescentes com SD e observar a percepção dos pais em relação aos hábitos alimentares dos filhos.Métodos: Estudo transversal com crianças e adolescentes que frequentam a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). A avaliação nutricional foi realizada por meio do índice de massa corporal para idade (IMC/I) e bioimpedância elétrica. A percepção dos pais sobre os hábitos alimentares dos filhos foi avaliada por meio de questionário desenvolvido para o estudo, baseado em um questionário validado.Resultados: Participaram 28 indivíduos, média de idade de 9,43+2,9 anos, 60,71% crianças e 39,28% adolescentes. Observou-se que 75,0% dos avaliados apresentaram IMC adequado para a idade. Em relação a gordura corporal total, 37,5% estavam com o percentual elevado. O valor médio para ângulo de fase (AF) foi 5,29°. Observou-se a oferta frequente de alimentos, sucos industrializados, em 66,7%, salgadinhos 44,4% e refrigerantes 37,0%. Identificou-se boa percepção dos pais sobre o estado nutricional dos filhos, 70,4% (19) dos responsáveis acreditaram que os filhos estavam com peso adequado. Conclusões: O IMC adequado para idade e o percentual de gordura corporal elevado prevaleceram nos indivíduos avaliados. A maioria dos pais possuíam percepção que os hábitos alimentares da família impactam na alimentação dos filhos. Identificou-se boa percepção dos pais sobre o estado nutricional dos filhos e a preocupação desses com a alimentação dos mesmos.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who submit their manuscripts to be published in this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of work and recognition of its initial publication in this journal.
- By virtue of the articles appearing in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and non-commercia.