Atenção e linguagem em crianças com fissura labiopalatina
DOI:
https://doi.org/10.18316/1314Palabras clave:
Atenção, Linguagem, Fissura Palatina, Fenda labialResumen
Objetivo: Caracterizar o desempenho cognitivo atencional e de linguagem de crianças com fissura labiopalatina transforame.
Método: Foram avaliados 22 sujeitos, ambos os sexos, 08 a 11 anos, com fissura labiopalatina transforame incisivo uni e bilateral reparada, pelos seguintes instrumentos: TAVIS-3, TVIP e ENP.
Resultados: Quando avaliados os níveis atencionais seletivos e de alternância, constataram-se maiores prejuízos em erros por ação. No domínio do vocabulário receptivo, 82% da amostra tiveram resultados na média e acima do esperado. Quando analisadas as médias referentes aos desempenhos neuropsicológicos, constatou-se que as funções motoras das mãos, sensações cutâneas superiores e cinestésicas, da linguagem receptiva e destreza aritmética foram tarefas de maior domínio do grupo; os resultados mais prejudicados foram em provas de funções cognitivas atencionais e de linguagem, sendo as mais prejudicadas relacionadas à sustentação da atenção visual, às funções cognitivo-linguísticas semânticas e pragmáticas da comunicação, da memória de trabalho auditiva e do domínio acústico-motriz de estrutura rítmica.
Conclusões: As competências cognitivas atencionais e de linguagem mostraram perfis abaixo do esperado para a faixa etária, indicando recursos limitados interferentes no desempenho de competências importantes à aprendizagem.
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