Consumo de álcool e tabaco: fator de risco para doença cardiovascular em população idosa do sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v5i1.2339Palabras clave:
Tabaco, Álcool, Idoso, doenças cardiovascularesResumen
Objetivo: este estudo transversal avaliou a associação entre consumo de tabaco e/ou de álcool e a ocorrência de doenças do sistema cardiovascular em população do sul do Brasil.
Métodos e Indivíduos: a população em estudo foi constituída de 229 idosos (56,3% de mulheres e 43,7% de homens) com mais de 60 anos moradores da cidade de Cachoeira do Sul/RS. Utilizou-se questionário estruturado, contendo questões relativas aos dados pessoais (idade, sexo, grau de escolaridade), uso de álcool e tabaco e relato de doenças do sistema cardiovascular.
Resultados: a prevalência estimada para uso de tabaco foi 38,4% (66% dos homens e 17% das mulheres). 24,5% são ex-tabagistas; gênero e grau de escolaridade mostraram associação com uso de tabaco. 37,5% dos tabagistas relataram uso de álcool. Ao analisarmos o relato de doenças cardíacas e consumo de tabaco, evidenciou-se associação significativa tanto na análise univariada quanto na multivariada. A regressão logística mostrou associação entre hipertensão e tabagismo. A prevalência estimada para uso de álcool foi de 35,4% (12,4% das mulheres e 65% dos homens). Cerca de 50% dos indivíduos hipertensos consomem álcool e observamos associação significativa entre idade e álcool. 19.2% relataram uso de álcool e tabaco.
Conclusão: consumo de álcool e/ou tabaco traz inúmeras conseqüências negativas para a saúde, destacando-se aumento da prevalência de doenças cardiovasculares.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.