Perfil neuropsiquiátrico de crianças, adolescentes e jovens adultos com complexo de esclerose tuberosa

Autores/as

  • Mariana Richartz Schwind Universidade Federal do Paraná
  • Laís Faria Masulk Cardozo Universidade Federal do Paraná
  • Sergio Antonio Antoniuk Universidade Federal do Paraná
  • Ana Paula Almeida de Pereira Universidade Federal do Paraná
  • Daniele Fajardo Nascimento Universidade Federal do Paraná
  • Daiane Alex Seccon Azevedo Universidade Federal do Paraná
  • Nayana Miranda de Freitas Falcão Universidade Federal do Paraná
  • Isac Bruck Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v5i2.3088

Palabras clave:

Esclerose Tuberosa, Exame Neurológico, Saúde Mental, Cognição

Resumen

Objetivo: avaliar alterações neuropsiquiátricas e avaliar fatores associados a déficit intelectual em pacientes com Complexo de Esclerose Tuberosa (CET).

Métodos: estudo transversal com 20 pacientes com diagnóstico de CET em um centro de neurologia pediátrica, avaliados por entrevista, prontuário, Escalas Wechsler de Inteligência, Escala Childhood Autism Rating Scale e Questionário Child Behavior Checklist /Adult Self Report. Foi realizada análise descritiva para caracterização das variáveis e os testes Mann-Whitney U e Teste de Fisher para comparação de grupo sem e com déficit intelectual.

Resultados: Noventa e cinco por cento dos participantes apresentou epilepsia, 45% déficit intelectual e 25% autismo. Encontraram-se ainda manifestações clínicas de problemas de conduta, ansiedade e personalidade esquiva. Houve relação significativa entre déficit intelectual e as seguintes variáveis: número de medicamentos para controle da epilepsia (p=0,002), uso de benzodiazepínicos associados a anticonvulsivantes no tratamento da epilepsia (p=0,005) e autismo (p=0,008).

Conclusões: Foi encontrada alta prevalência de epilepsia, déficit cognitivo e manifestações psiquiátricas, condizente com descrições da literatura atual. O déficit intelectual mostrou-se associado a um maior número de fármacos no controle de epilepsia e ao autismo.

Biografía del autor/a

Mariana Richartz Schwind, Universidade Federal do Paraná

Psicóloga pela UFPR. Acadêmica em Medicina pela UFPR. Pesquisadora voluntária do Centro de Neuropediatria do Hospital de Clínicas da UFPR.

Laís Faria Masulk Cardozo, Universidade Federal do Paraná

Psicóloga, Mestranda em Saúde da Infância e Adolescência pela UFPR

Sergio Antonio Antoniuk, Universidade Federal do Paraná

Centro de Neuropediatria do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Prof. Adjunto do Departamento de Pediatria da UFPR

Ana Paula Almeida de Pereira, Universidade Federal do Paraná

Prof. Adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Paraná

Daniele Fajardo Nascimento, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Saúde da Infância e Adolescência pela UFPR

Daiane Alex Seccon Azevedo, Universidade Federal do Paraná

Graduanda em Psicologia pela UFPR

Nayana Miranda de Freitas Falcão, Universidade Federal do Paraná

Mestranda em Saúde da Infância e Adolescência pela UFPR

Isac Bruck, Universidade Federal do Paraná

Médico neuropediatra, Centro de Neuropediatria da Universidade Federal do Paraná

 

Publicado

2017-06-30

Número

Sección

Artigos Originais