Caixa preta: o uso de metáforas para tratarmos temas delicados
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v7i3.3491Palabras clave:
Terminalidade, Morte, Luto, TanatologiaResumen
Contextualização: Nos acidentes aéreos a abertura da caixa preta é fundamental para esclarecer o ocorrido. Da mesma forma, o abrir da Caixa Preta metafórica, proposto neste relato, lida com a complementaridade de temas delicados, desafiantes e inquietantes numa articulação lúcida e reflexiva.
Objetivo: Estimular a reflexão sobre temas delicados de forma sensível, criativa, não impositiva.
Metodologia: A ideia de Abrir a Caixa Preta é oferecer uma sequência de imagens animadas e metafóricas, associadas a algumas palavras chave, convidando a uma interação reflexiva sobre temas delicados, em especial a fragilidade e terminalidade da vida. Em um primeiro momento são apresentadas imagens e palavras que trazem uma carga emocional negativa, que vão sendo colocadas dentro de uma caixa virtual e essa fica escura, pesada e se fecha. No segundo momento são mostradas imagens e palavras complementares aos temas tratados, sugerindo leveza e uma nova maneira de encarar os desafios da vida.
Resultado: Nossa experiência com essa forma de abordagem trouxe resultados significativos, que ajudaram pessoas a enfrentarem com sucesso suas dificuldades ao lidar com temas delicados, como demonstrado nas declarações pós-participação.
Conclusão: Parece-nos que a utilização de metáforas, organizadas na forma proposta, é de grande valia, como coadjuvante do processo de elaboração de transtornos secundários aos traumas emocionais.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.