Principais Causas de Absenteísmo nas Organizações Policiais Militares Atendidas na FSR-APM em 2013 e 2014
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v7i1.3625Palabras clave:
Absenteísmo, Acidentes, DoençasResumen
Introdução: O absenteísmo significa pessoa que falta ao trabalho e essas situações agravam ainda mais o problema da falta de efetivo na Brigada Militar(BM), consequentemente, diminui a qualidade do serviço essencial de segurança pública prestado à sociedade é reduzida.
Objetivo: Descrever as principais causas de absenteísmo e de atestado de origem (AO) categorizados por Classificação Internacional de Doenças(CID 10) nas Organização Policial Militar(OPM) atendidas na Formação Sanitária Regimental (FSR) Academia de Polícia Militar(APM) nos anos de 2013 e 2014.
Metodologia: Pesquisa quantitativa exploratória retrospectiva com coleta de dados nas planilhas relativas aos atendimentos médicos dos da BM.
Resultados: Foram encontradas dentre as quatro principais causas de absenteísmo em 2013 e 2014:traumatimos, gravidez e puerpério, doenças do sistema osteomuscular e doenças mentais, e apenas ocorre alternância na ordem de frequência entre um ano e outro. O 4º Regimento Polícia Montada (RPMon), APM e Batalhão de Operações Especiais (BOE) foram as unidades que mais geraram (AO) de forma absoluta. A maioria das atividades em serviço que geraram (AO) não foram oriundas da atividade de Policiamento Ostensivo.
Conclusão: Após análise dos resultados, podemos dizer que existem medidas preventivas a serem implementadas visando a diminuição do absenteísmo na BM.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.