A percepção dos idosos sobre HIV/AIDS no município de Garanhuns/PE
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v6i2.3914Palabras clave:
AIDS, Idoso, Educação em SaúdeResumen
Contextualização: A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é uma doença que se manifesta após a infecção do organismo humano pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). É uma doença silenciosa que possui grande relevância para população idosa.
Objetivo: Este estudo objetivou analisar os conhecimentos sobre o HIV/AIDS na população de idosos usuários do SUS no município de Garanhuns/PE.
Materiais e métodos: Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada no mês de junho de 2014, através de entrevistas com idosos assistidos em 3 Unidades de Saúde da Família (USF) situadas na zona urbana do município de Garanhuns/PE.
Resultados: Os resultados mostraram que os idosos tinham um conhecimento escasso sobre o assunto, alguns discriminavam o portador de HIV/AIDS, outros associavam a doença ao câncer, e mesmo aqueles que conheciam a importância do uso da camisinha, para prevenção da contaminação pelo vírus, relataram nunca ter usado.
Conclusões: Conclui-se com este estudo que os resultados alertam para a necessidade de a Estratégia Saúde da Família proporcionar ações voltadas ao público idoso, com o objetivo de orientá-los para prevenção do HIV/AIDS e outras DST’s, promovendo Educação em Saúde e debatendo temas relacionados à sexualidade.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.