Associação entre índice de massa corporal dos cuidadores alimentares e medidas antropométricas de crianças de 7 a 12 anos
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v6i2.4054Palabras clave:
Obesidade Pediátrica, Circunferência de Cintura, Distribuição da Gordura Corporal, Índice de Massa Corporal, Fatores de RiscoResumen
Objetivo: Avaliar a relação entre o IMC dos cuidadores alimentares em ambiente familiar e o percentil do Índice de Massa Corporal (IMC), Circunferência de Cintura (CC) e Percentual de gordura corporal (%GC) de crianças de 7 a 12 anos.
Método: Estudo transversal de caráter descritivo e exploratório. Participaram 462 escolares, 424 cuidadores principais e 354 cuidadores secundários de escola particular e pública da região metropolitana de Porto Alegre – RS. O cuidador principal é o responsável principal pela alimentação da criança. O secundário é aquele que, na falta do principal, seria o responsável pela alimentação. A análise estatística foi realizada com chi quadrado para as proporções e cálculo das razões de prevalência.
Resultados e Conclusões: A maioria dos cuidadores principais foram mães. As crianças que tiveram IMC >= 30 associaram com todas as variáveis antropométricas. Esse efeito foi maior nas meninas do que nos meninos. Quanto aos cuidadores secundários, a maioria foram pais. Observamos que, nesse caso, o IMC > 30 foi fator de associação para excesso de gordura corporal, obesidade central e obesidade nas crianças. Encontramos uma correlação positiva entre o IMC dos cuidadores alimentares e as medidas antropométricas das crianças de 5%, reproduzindo dados da literatura internacional.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.