A Aterosclerose, suas Causas e a Importância da Adiponectina
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v7i3.4328Palabras clave:
Lipoproteínas, Aterosclerose, Adiponectina, DiagnósticoResumen
A aterosclerose é uma doença multifatorial, propiciada pelo acúmulo de colesterol na parede dos vasos, obstruindo a nutrição dos tecidos subsequentes, causando danos cardíacos e cerebrais. É comum em indivíduos sedentários com alimentação rica em colesterol e apresenta maior probabilidade para aqueles com histórico familiar, obesidade e diabetes mellitus tipo 2. Sua fisiopatologia acontece através das moléculas de Lipoproteína de baixa densidade (LDL) portadoras de colesterol, que permeiam a parede dos vasos e ativam o sistema imunológico, atraindo os macrófagos para o local da lesão, que fagocitam as lipoproteínas e formam as placas ateroscleróticas. Se a placa for instável ela possui alta probabilidade de romper, formar trombos e causar o infarto agudo do miocárdio ou o acidente vascular encefálico. Esta pesquisa foi realizada com base em 30 trabalhos, envolvendo artigos, teses, dissertações, livros, documentos governamentais e trabalhos de conclusão de curso, utilizando base de dados como PubMed, Scielo e Google acadêmico em língua portuguesa e inglesa, que relatavam sobre a aterosclerose, a adiponectina e da relação entre ambas, mais precisamente a detecção precoce da aterosclerose através de um biomarcador produzido pelo tecido adiposo branco modificado denominado de adiponectina, com função protetora do sistema cardiovascular, antidiabética, anti-aterogênica e antitrombótica. Os baixos níveis desse hormônio condizem principalmente com a aterosclerose, o diabetes mellitus tipo 2 e outras patologias que ainda são alvo de investigação. Sua detecção atual acontece através de ELISA e esta pesquisa mostra um melhor custo benefício, por meio de biossensores eletroquímicos nanoestruturados.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.