Percepção dos pais em relação ao estado nutricional dos seus filhos
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v6i3.4731Palabras clave:
Imagem Corporal, Percepção dos Pais, Obesidade InfantilResumen
Introdução: A difícil percepção dos pais em relação ao estado nutricional de seus filhos prejudica a promoção da saúde e prevenção de doenças.
Objetivo: Identificar a percepção dos pais em relação ao estado nutricional dos seus filhos.
Materiais e métodos: Estudo transversal com aferição de dados antropométricos de pré-escolares do município de Gravataí – Rio Grande do Sul (RS) e aplicação de questionário com os pais para identificação da imagem corporal através da escala de silhuetas de Tiggemann e estado nutricional com o propósito de confrontar as informações fornecidas pelos responsáveis com o real diagnóstico nutricional das crianças.
Resultados: Dentre os pré-escolares avaliados, 36% eram eutróficos e 64% apresentavam risco nutricional. 100% dos pais classificaram como sendo normal o estado nutricional dos seus filhos. De acordo com a imagem corporal assinalada, 35,7% dos pais marcaram a mesma imagem para definir o estado nutricional dos filhos. Quanto à comparação entre a percepção dos pais e o real diagnóstico dos filhos, 62,5% das crianças com sobrepeso foram subestimadas pelos pais.
Conclusão: Todos os responsáveis identificaram seus filhos como normais em relação ao estado nutricional. Contudo, a percepção dos pais a respeito do peso corporal tende a ser distorcida principalmente entre crianças com sobrepeso.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.