Perfil Motor de Lactentes Nascidos no Município de Coari/AM
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v6i3.4847Palabras clave:
Desenvolvimento Infantil, Deficiência do Desenvolvimento, Fatores de RiscoResumen
Introdução: No primeiro ano de vida infantil, as etapas do desenvolvimento motor (DM) progridem de movimentos simples e desorganizados para movimentos mais complexos e voluntários, estando as crianças suscetíveis aos riscos biológicos e ambientais, o que pode alterar o DM infantil.
Objetivo: Avaliar o DM de lactentes cadastrados em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Coari, Amazonas, e apresentar os possíveis fatores de risco para o DM atípico.
Método: Estudo descritivo observacional transversal, com amostragem intencional e não probabilística, em que lactentes cadastrados em uma UBS foram avaliados utilizando questionários de variáveis clínicas, socioeconômicas, ambientais e aplicação da Escala Motora Infantil de Alberta (AIMS).
Resultados: Foram avaliados 42 lactentes, dos quais 92,9% apresentaram desempenho motor normal. A baixa renda familiar e reduzida escolaridade dos pais foram achados predominantes, porém sem interferências no DM. As doenças pregressas mais frequentes foram: pneumonia, infecção urinária, diarreia, malária, catapora, infecção intestinal e coqueluche. Nenhuma criança frequentava creches no período da avaliação.
Conclusão: A maioria dos lactentes, pertencentes da UBS, do bairro Pêra, em Coari/AM, possuíram o DM adequado, segundo avaliação da AIMS, mesmo eles apresentando alguns fatores de risco para o DM, como prematuridade e baixos níveis de renda e escolaridade dos seus pais.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.