Facebook como Ferramenta de Intervenção Nutricional em Adolescentes com Excesso de Peso
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v7i2.5474Palabras clave:
Internet, Reestruturação Alimentar, AntropometriaResumen
Introdução: A internet tem sido utilizada como uma ferramenta para promover educação nutricional entre diversos públicos.
Objetivo: Avaliar o efeito da educação nutricional no perfil antropométrico de adolescentes com excesso de peso corporal, pelo monitoramento presencial e/ou online (via internet) através de uma rede social.
Métodos: Os participantes foram avaliados quanto à antropometria (peso, estatura, Índice de Massa Corporal e os perímetros da cintura e do pescoço) e o conhecimento nutricional sobre os assuntos trabalhados. O monitoramento de forma presencial e/ou online ocorreu durante 4 meses com repasse de orientações sobre hábitos alimentares saudáveis. Utilizou-se o Teste de Wilcoxon para comparar o efeito do monitoramento quanto o estado nutricional e o conhecimento nutricional, a uma significância de 5%.
Resultados: No final do estudo, o grupo monitorado online (IPO) apresentou mais indivíduos eutróficos que, com os perímetros do pescoço e cintura adequados, reduziram mais peso corporal e tiveram maiores notas médias nos questionários aplicados, bem como mais indivíduos classificados como excelente segundo o seu conhecimento.
Conclusão: O monitoramento online foi eficiente não apenas como meio de obter informações nutricionais, mas também como método para o acompanhamento da redução de peso corporal e dos perímetros avaliados, principalmente para os indivíduos que apresentavam obesidade.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.