Body Painting e Peer to Peer como ferramentas de ensino-aprendizagem: Um estudo de coorte

Autores/as

  • Patrícia da Silva Klahr Centro Universitário Ritter dos Reis - Laureate International Universities
  • Anelise de Saldanha Simon FADERGS.
  • Martina Madalena Pedroso FADERGS
  • Rafael Vercelino UFCSPA
  • Luís Henrique Telles da Rosa UFCSPA

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v9i1.5953

Palabras clave:

Body Painting, Peer to Peer, Living anatomy, Ciências da Saúde, Educação

Resumen

Introdução: Body Painting e Peer to Peer são ferramentas utilizadas com o propósito de aprimorar o processo de ensino-aprendizagem no ensino superior, onde o estudante é o agente principal, assumindo um papel ativo e resignificando o aprendizado para a futura vida profissional.

Objetivo: O objetivo deste estudo é descrever o uso do Body Painting e Peer to Peer como ferramentas de ensino-aprendizagem no eixo de conhecimento de Estrutura e Função Humana para os cursos da saúde e o seu efeito sobre as notas e a necessidade de exame complementar.

Método: Estudo de coorte com 3 anos, onde os estudantes de um centro universitário foram acompanhados enquanto cursavam os componentes curriculares de morfologia humana e sistemas corporais.

Resultado: 3980 estudantes dos cursos de saúde participaram do estudo. Eles foram monitorados no período de 2014, 2015 e 2016, no eixo de estrutura e função humana. Observou-se uma redução gradual da necessidade de realização do exame final de 332, 183 e 124 ao longo dos anos. Também podemos observar que o número médio de estudantes que não precisaram de um exame final aumentou de 7 para 8 e 9.

Considerações finais: Os estudantes apresentaram melhores desempenhos reduzindo o número de reprovações nas disciplinas. Assim, o uso do Body painting e peer to peer como ferramenta de ensino-aprendizagem no eixo de Estrutura e Função demonstrou melhor aproveitamento dos estudantes, colaborando para a formação acadêmica efetiva e a construção do conhecimento profissional.

Biografía del autor/a

Patrícia da Silva Klahr, Centro Universitário Ritter dos Reis - Laureate International Universities

Doutoranda em Ciências da Reabilitação da UFCSPA;

Gerente Sênior Nacional de Qualidade Acadêmica da Laureate Brasil

Mestra em Ciencias da Reabilitação pela UFCSPA;

Foi Coordenadora do Curso de Fisioterapia da FADERGS;

Foi Coordenadora da Pesquisa da Escola de Saúde da Fadergs; 

Anelise de Saldanha Simon, FADERGS.

Mestre em Ciências da Reabilitação, UFCSPA, Porto Alegre-RS. Docente do curso de Fisioterapia, FADERGS, Porto Alegre-RS

Martina Madalena Pedroso, FADERGS

Mestre em Ciências da Saúde, UFRGS, Docente do curso de Fisioterapia, FADERGS, Porto Alegre-RS.

Rafael Vercelino, UFCSPA

Pós-Doutor em Ciências da Saúde, UFRGS. Porto Alegre-RS,

Luís Henrique Telles da Rosa, UFCSPA

Doutor em Gerontologia Biomédica, PUC; Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre-RS, e-mail: luisr@ufcspa.edu.br

Publicado

2021-02-26

Número

Sección

Artigos Originais