O Crescimento Pôndero-Estatural de Lactentes Cujas Mães Fizeram Uso de Cocaína e/ou Crack Durante o Período Gestacional: Revisão Integrativa
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i1.6145Palabras clave:
Crescimento e Desenvolvimento, Insuficiência de crescimento, Cocaína, Crack, LactenteResumen
Objetivo: sintetizar estudos sobre o crescimento pôndero-estatural de lactentes (de 0 até 1 ano) cujas mães fizeram uso de cocaína e/ou crack durante o período gestacional.
Materiais e Método: trata-se de uma revisão integrativa que buscou artigos com medidas de peso, estatura e/ou perímetro cefálico, até o primeiro ano de vida, nas bases Scopus, Cinahl, Embase, Web of Science e PsycNET e nos portais Pubmed e BVS.
Resultados: na busca inicial, foram identificados 567 estudos, organizados pela plataforma EndNote®. Ao fim da leitura dos materiais, foram incluindo 7 estudos, publicados entre os anos de 1992 e 2011, todos dos Estados Unidos. Os lactentes expostos apresentaram valores menores nas medidas de crescimento, quando comparados a grupo controle, sendo este dado mais expressivo ao nascimento. Com o passar dos meses, ocorreu aproximação nos valores entre os grupos. O padrão de consumo de substâncias foi descrito num estudo somente, fator que implica diretamente na análise dos dados.
Conclusão: segundo a literatura, o uso de cocaína e/ou crack durante o período gestacional proporciona desfechos de crescimento pôndero-estatural menores, quando comparados a não expostos, ocorrendo catch-up entre o sexto e o décimo segundo mês de vida.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.