Associações entre habilidades motoras grossas e rendimento acadêmico de escolares brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v8i1.6160Palabras clave:
Habilidade motora, desempenho acadêmico, escolaresResumen
Introdução: Atrasos nas habilidades motoras podem prejudicar o desenvolvimento cognitivo, social e emocional. Por outro lado, habilidades motoras bem desenvolvidas auxiliam o funcionamento cognitivo de crianças.
Objetivo: Analisar as associações entre habilidades motoras grossas e rendimento acadêmico em escolares brasileiros.
Método: A amostra foi composta por 929 crianças de ambos os sexos (5 a 11 anos). Foram realizadas medidas antropométricas (peso, estatura, circunferência abdominal) e as habilidades motoras foram mensuradas pelo de Teste KTK. O nível habitual de atividade física foi avaliado por meio de questionário e o desempenho acadêmico por registros escolares.
Resultados e Conclusões: demonstraram que escolares com coordenação motora boa ou muito boa apresentam 7,9 mais chances de obter conceito acadêmico bom ou excelente em língua portuguesa e matemática quando comparados a estudantes com perturbação ou insuficiência motora. Conclui-se que, ocorreu uma relação positiva entre habilidades motoras grossas e rendimento acadêmico de escolares.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.