Interações familiares em um contexto de Depressão Pós-Parto: percepção das mulheres
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i1.6164Palabras clave:
Depressão Pós-Parto, Família, Relações Familiares, Apoio Social, EnfermagemResumen
Objetivo: conhecer a percepção das mulheres acerca das interações familiares após a manifestação dos sintomas da Depressão Pós-Parto.
Métodos: estudo exploratório, descritivo e qualitativo desenvolvido com 11 mulheres com sintomas de depressão pós-parto na Escala de Depressão Pós-Parto de Edimburgo. Dados coletados de agosto a setembro de 2015 com entrevista semiestruturada e analisados por meio da Análise de Conteúdo. Respeitada a Resolução 466/2012 do CNS, o estudo recebeu parecer 62/2012 do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande. Todas as participantes assinaram Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.
Resultados: três categorias: a manifestação dos sintomas de Depressão Pós-Parto antes e após o parto, que aborda os momentos de descoberta dos sintomas e sua influência na familia; a Depressão Pós-Parto como uma barreira para a construção de relações familiares saudáveis, que evidencia os conflitos familiares advindos do quadro depressivo; e a Depressão Pós-Parto como motivadora para o fortalecimento da relação com a família, que demonstra motivação para o apoio frente às dificuldades.
Considerações Finais: a sintomatologia depressiva interfere nas interações familiares. Na maioria dos casos negativamente, acarretando conflitos e afastamento, em outros, de forma positiva, considerando os mecanismos para a superação das adversidades.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.