Resistência Antimicrobiana e os Impactos na Sociedade
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i1.6351Palabras clave:
Antibióticos, Bactéria, Impactos, Resistência, SociedadeResumen
Introdução: A resistência antimicrobiana é considerada um problema de saúde mundial e nos últimos anos vem gerando ameaça para o tratamento de infecções. Em vista disso, se faz necessário adotar medidas de cuidado na utilização, bem como na prescrição de Antibióticos.
Objetivo: Dessa maneira, busca-se identificar o que ocasiona o uso indiscriminado de antibióticos e a ocorrência de resistência antimicrobiana, evidenciar os impactos que esse desequilíbrio ocasiona na sociedade e alertar sobre a relevância de adotar medidas profiláticas.
Metodologia: Esta pesquisa foi realizada com base em 16 documentos, envolvendo artigos e documentos governamentais, utilizando as bases de dados Bireme, Lilacs e Scielo, o portal do Ministério da Saúde (MS), portal da Organização Pan Americana de Saúde (OPAS) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Resultados: O presente estudo demonstra os elevados índices de resistência antimicrobiana e sua rápida proliferação, pontua as principais causas que contribuem para o uso indiscriminado de antibióticos, os impactos financeiros gerados por esse desequilíbrio e identifica a importância de instruir os profissionais para a expansão de orientações.
Conclusão: De acordo, com os resultados dessa pesquisa foi possível identificar a necessidade de ponderar estratégias a fim de minimizar os impactos gerados por tal problema.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.