Desperdício de Alimentos no Refeitório de um Hospital Privado no Sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v8i2.6656Palabras clave:
Desperdício de Alimentos, Serviços de Alimentação, Alimentação ColetivaResumen
Introdução: O desperdício de alimentos pode ocorrer em toda a cadeia produtiva, abrangendo desde a produção até o consumidor final. Em serviços de alimentação incluem-se as perdas durante o preparo e conservação dos alimentos e também as que ocorrem com a comida pronta que não é consumida na sua totalidade.
Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi identificar os motivos que contribuem para o desperdício de alimentos no refeitório de um hospital.
Materiais e Métodos: Trata-se de uma pesquisa observacional transversal, desenvolvida na unidade de alimentação e nutrição de um hospital privado da cidade de Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul. O instrumento para a coleta de dados foi a aplicação de um questionário on-line adaptado da pesquisa de opinião aplicada rotineiramente no local. Os participantes deste estudo foram os funcionários que realizam refeições no refeitório da instituição.
Resultados: O estudo mostrou que 21,6% dos colaboradores afirmaram deixar restos de comida no prato após o almoço. Os principais motivos para este desperdício foram relacionados ao modo de preparo dos alimentos, incluindo o tempero, temperatura das preparações no bufê, fluxo do refeitório, onde só é possível se servir uma vez e conscientização dos comensais.
Conclusão: Os motivos relatados pelos comensais para o desperdício de alimentos no refeitório são semelhantes aos de outros estudos, mostrando que os problemas se repetem em diferentes tipos de serviços de alimentação. A realização de campanhas institucionais e a apresentação mensal de indicadores aos comensais auxiliam na busca pela redução da taxa de resto-ingestão.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.