Os efeitos do método Pilates sobre o equilíbrio e as estratégias posturais em idosos
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v8i2.6672Palabras clave:
Exercício, Equilíbrio Postural, EnvelhecimentoResumen
Objetivo: Analisar o impacto da prática do método Pilates sobre o equilíbrio e as estratégias posturais em idosos.
Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo de intervenção, no qual foram incluídos 14 idosos, cujo equilíbrio foi avaliado por meio da Posturografia Dinâmica Computadorizada, incluindo os testes de organização sensorial (TOS), divididos em seis condições, e analisadas as estratégias posturais (condição I à VI) e os sistemas neurais responsáveis pelo equilíbrio (visual, vestibular e somatossensorial). Os idosos praticaram os exercícios do método Pilates ao longo de 8 semanas, sendo duas vezes por semana, por aproximadamente 50 a 60 minutos.
Resultados: Houve um aumento do uso das estratégias posturais de tornozelo nas condições: II (p=0,04) e VI (p=0,01), pós-intervenção. Contudo, as condições sensoriais dos TOS e os sistemas neurais responsáveis pelo equilíbrio não modificaram-se pós-intervenção.
Conclusões: A prática do método Pilates contribuiu para a melhora do uso das estratégias posturais em idosos, podendo, consequentemente, reduzir o risco de queda nos mesmos. No entanto, não houve diferença significativa sobre os TOS e os sistemas neurais, e, acredita-se que há a necessidade de uma prática mais prolongada do método para a obtenção de efeitos mas significativos sobre esses achados.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.