Os efeitos do método Pilates sobre o equilíbrio e as estratégias posturais em idosos

Autores/as

  • Thauana Silveira Gomes Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Uruguaiana/RS
  • Simone Lara Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Uruguaiana/RS http://orcid.org/0000-0003-0745-4964
  • Lilian Pinto Teixeira Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Uruguaiana/RS http://orcid.org/0000-0001-7546-1942
  • Graziela Morgana Silva Tavares Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Uruguaiana/RS

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v8i2.6672

Palabras clave:

Exercício, Equilíbrio Postural, Envelhecimento

Resumen

Objetivo: Analisar o impacto da prática do método Pilates sobre o equilíbrio e as estratégias posturais em idosos.

Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo de intervenção, no qual foram incluídos 14 idosos, cujo equilíbrio foi avaliado por meio da Posturografia Dinâmica Computadorizada, incluindo os testes de organização sensorial (TOS), divididos em seis condições, e analisadas as estratégias posturais (condição I à VI) e os sistemas neurais responsáveis pelo equilíbrio (visual, vestibular e somatossensorial). Os idosos praticaram os exercícios do método Pilates ao longo de 8 semanas, sendo duas vezes por semana, por aproximadamente 50 a 60 minutos.

Resultados: Houve um aumento do uso das estratégias posturais de tornozelo nas condições: II (p=0,04) e VI (p=0,01), pós-intervenção. Contudo, as condições sensoriais dos TOS e os sistemas neurais responsáveis pelo equilíbrio não modificaram-se pós-intervenção.

Conclusões: A prática do método Pilates contribuiu para a melhora do uso das estratégias posturais em idosos, podendo, consequentemente, reduzir o risco de queda nos mesmos. No entanto, não houve diferença significativa sobre os TOS e os sistemas neurais, e, acredita-se que há a necessidade de uma prática mais prolongada do método para a obtenção de efeitos mas significativos sobre esses achados.

Biografía del autor/a

Thauana Silveira Gomes, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Uruguaiana/RS

acadêmica do curso de fisioterapia, UNIPAMPA.

Simone Lara, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Uruguaiana/RS

Doutora em Educação em Ciências: química da vida e saúde, Docente do curso de Fisioterapia da UNIPAMPA, Campus Uruguaiana/RS

Lilian Pinto Teixeira, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Uruguaiana/RS

Fisioterapeuta da UNIPAMPA, Mestre em educação física pela Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Graziela Morgana Silva Tavares, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Uruguaiana/RS

DOCENTE DO CURSO DE FISIOTERAPIA - UNIPAMPA.

Publicado

2020-06-03

Número

Sección

Artigos Originais