Percepções de adolescentes sobre influências e consequências do uso de drogas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v8i3.6751

Palabras clave:

Drogas Ilícitas, Alcoolismo, Relações Familiares, Amigos, Adolescentes

Resumen

Introdução: O consumo abusivo de drogas por adolescentes configura-se como um problema de saúde pública.

Objetivos: Descrever a percepção de adolescentes do sexo feminino acerca da reação dos pais ao descobrirem sobre o uso de drogas; e a influência da família e amigos nesse consumo.

Materiais e Métodos: Estudo exploratório descritivo, de natureza qualitativa. Constituíram-se como participantes adolescentes do sexo feminino que estavam acolhidas em uma comunidade terapêutica para usuárias de drogas. A coleta de dados se deu em abordagem individual, por meio de uma entrevista em local reservado, seguindo-se um roteiro semiestruturado elaborado pelas autoras, que abordava dados sociodemográficos e questões sobre o uso de substâncias psicoativas. A avaliação dos dados se deu por meio da análise de conteúdo temático-categorial.

Resultados: Foi possível estabelecer quatro categorias temáticas: 1) reação dos pais ao descobrirem o consumo de drogas por suas filhas; 2) delegação do papel familiar ao Estado; 3) influência das amizades e 4) influência do contexto familiar.

Conclusões: Considera-se que os pais se utilizam da agressividade para lidar com a descoberta do uso ou recorrem ao Estado para providências e que as relações sociais influenciaram no uso de substâncias das participantes.

Biografía del autor/a

Luciana Macedo Ferreira Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Terapeuta Ocupacional (UFTM), Mestre em Psicologia (UFTM).

Andrea Ruzzi-Pereira, Núcleo de Estudo e Pesquisa em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas – NEPSMAD. Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Terapeuta Ocupacional graduada pela Universidade Federal de São Carlos, especialista em Saúde Pública e Saúde Mental, pela UNICAMP, mestre e doutora em Ciências Médicas, Programa Saúde na Comunidade, pela FMRP-USP e Pós-doutoranda em Psicologia, pela Universidade de São Paulo. Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, na qual coordena o Núcleo de Estudo e Pesquisas em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (NEPSMAD) e o Centro Regional de Referência para capacitação de agentes e de trabalhadores atuantes no campo das políticas sobre drogas - CRR/UFTM. Atua no ensino, pesquisa e extensão na Terapia Ocupacional com enfoque nas áreas de saúde mental; saúde coletiva; prevenção do uso problemático e intervenções junto a pessoa com problemas devido ao uso de álcool e outras drogas; e sexualidade humana. Professora colaboradora no Curso de Mestrado em Estudos da Ocupação da UFMG, onde orienta mestrado.

Publicado

2020-07-27

Número

Sección

Artigos Originais