Percepções de adolescentes sobre influências e consequências do uso de drogas
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v8i3.6751Palabras clave:
Drogas Ilícitas, Alcoolismo, Relações Familiares, Amigos, AdolescentesResumen
Introdução: O consumo abusivo de drogas por adolescentes configura-se como um problema de saúde pública.
Objetivos: Descrever a percepção de adolescentes do sexo feminino acerca da reação dos pais ao descobrirem sobre o uso de drogas; e a influência da família e amigos nesse consumo.
Materiais e Métodos: Estudo exploratório descritivo, de natureza qualitativa. Constituíram-se como participantes adolescentes do sexo feminino que estavam acolhidas em uma comunidade terapêutica para usuárias de drogas. A coleta de dados se deu em abordagem individual, por meio de uma entrevista em local reservado, seguindo-se um roteiro semiestruturado elaborado pelas autoras, que abordava dados sociodemográficos e questões sobre o uso de substâncias psicoativas. A avaliação dos dados se deu por meio da análise de conteúdo temático-categorial.
Resultados: Foi possível estabelecer quatro categorias temáticas: 1) reação dos pais ao descobrirem o consumo de drogas por suas filhas; 2) delegação do papel familiar ao Estado; 3) influência das amizades e 4) influência do contexto familiar.
Conclusões: Considera-se que os pais se utilizam da agressividade para lidar com a descoberta do uso ou recorrem ao Estado para providências e que as relações sociais influenciaram no uso de substâncias das participantes.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.