Percepção e Impacto em Saúde Bucal nas Atividades Diárias de uma População em Situação de Rua: Um estudo transversal
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v8i3.6796Palabras clave:
Pessoas em Situação de Rua, Saúde Bucal, Qualidade de Vida, Populações Vulneráveis, OdontologiaResumen
Introdução: A compreensão da população em situação de rua (PSR) sobre sua saúde bucal pode contribuir para planejamento de ações para atenção odontológica.
Objetivo: Avaliar perfil sociodemográfico, percepção e impacto da saúde bucal nas atividades diárias (ISBAD) de uma PSR.
Método: Trata-se de um estudo transversal, descritivo, retrospectivo realizado com PSR de um município do noroeste do Paraná-Brasil. Foram realizadas entrevistas em 117 indivíduos utilizando questionário quanti-qualitativo com variáveis demográficas e saúde bucal. Análises bivariadas foram realizadas com teste Qui-quadrado, nível de significância de 5%.
Resultados: A maioria era do gênero masculino (92,3%), com média de 35,8 anos, sem companheira (75,2%), com até 8 anos de escolaridade (66,7%), pele não-branca (61,5%) e renda média diária de até 30 reais (38,5%). Grande parte relatou não ter profissão (81,2%) e estar na rua há mais de 2 anos (54,7%). A maioria alegou problemas na boca nos últimos 6 meses (45,3%) e 72,6% da PSR tiveram ISBAD negativo, resultando associação estatisticamente significante (p=0,0089).
Conclusão: Os resultados traçaram perfil e percepção de problemas bucais que impactaram negativamente nas suas atividades diárias, evidenciando a importância de considerar aspectos subjetivos na atenção odontológica da PSR para planejamento de ações de promoção e proteção da saúde bucal.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.