Dispositivos de Treino Muscular Inspiratório em idosos com desmame da ventilação mecânica e com traqueostomia
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v8i3.6881Palabras clave:
Atividade Motora, Respiração, Fisioterapia, Unidade de Terapia IntensivaResumen
Objetivo: investigar os efeitos de dois dispositivos de treino muscular inspiratório em idosos com desmame prolongado da ventilação mecânica invasiva e com traqueostomia.
Materiais e Métodos: O estudo foi realizado com 12 idosos em desmame prolongado da ventilação mecânica e traqueostomia, nas Unidades de Terapia Intensiva do Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Seis idosos foram submetidos ao uso do dispositivo Powerbreathe plus medic® (PPM), e seis idosos ao Powerbreathe K5® (PK5). Foram avaliados os seguintes parâmetros respiratórios antes e depois da intervenção: índice de respiração rápida e superficial (IRRS) e pressão inspiratória máxima (PImáx). A análise dos dados foi conduzida por meio da estatística descritiva e inferencial (p<0,05).
Resultados: os resultados evidenciaram diferença significativa na PImáx (p = 0,014), onde média do grupo PPM foi superior a do grupo PK5. Houve efeito do tempo (F = 7,756) no IRRS, com variações negativas após o período de intervenção no grupo PK5. Foi encontrado efeito do grupo (F = 8,394) e do tempo (F = 8,141) na PImáx, sugerindo que os grupos eram diferentes e que apresentaram variação positiva ao longo do tempo. Houve efeito do tempo (F = 43,808) e da interação (F = 12,020) na carga de treinamento, indicando maior incremento de carga no grupo PPM, com tamanho do efeito grande (d=1,261).
Conclusão: Concluiu-se que o PK5 se mostrou mais efetivo para a melhora do IRRS, PImáx e frequência respiratória.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.