PCR e PCR-US como indicador de risco em doenças crônicas não-transmissíveis: uma revisão
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i2.6911Palabras clave:
PCR, PCR-us, PCR-as, DCNTResumen
A inflamação sistêmica de baixo grau está na base de muitas doenças, incluindo a obesidade, diabetes tipo 2, hipertensão e doenças vasculares. Nesse sentido, e por ser considerado o biomarcador mais promissor nas condições crônicas de saúde, a proteína C-reativa ultra sensível (PCR-us) vem ganhando destaque na literatura na avaliação de diversas doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Assim, o objetivo desse estudo foi analisar estudos que tenham utilizado a PCR ou a PCR-us como indicador de risco. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática na base SCIELO, restringindo a busca a trabalhos nacionais, com os descritores “Proteína C Reativa”, “Proteína C Reativa de Alta-Sensibilidade” e “Proteína C Reativa Ultra-Sensível”. Após a aplicação dos critérios de seleção que incluíam estudos com seres humanos, com DCNT, com valores de PCR ou PCR-us por grupo, foram analisados 17 artigos, com um total de participantes de 12.493. De maneira geral, os resultados dos trabalhos reforçam a utilidade da PCR no diagnóstico, prognóstico e efeito de tratamento na totalidade dos estudos analisados. Conclui-se, portanto, que a PCR-us tem valor diagnóstico em diversos quadros crônicos de saúde, no entanto alguns cuidados devem ser observados para o adequado uso dessas informações.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.