Congruência entre a empatia autorreferida de enfermeiros(as) da atenção primária em saúde e a percepção do usuário sobre a relação empática
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v10i1.7263Palabras clave:
Empatia, estresse ocupacional, enfermagem, saúdeResumen
Objetivo: Investigar a congruência entre a empatia autorreferida por enfermeiros(as) (IRI) e a empatia percebida do profissional pelo usuário (CARE).
Método: Participaram 36 enfermeiros(as) atuantes na Atenção Primária a Saúde (APS) do município de Porto Alegre (RS) e 166 usuários atendidos por esses profissionais. Utilizou-se testes de correção de Spearman para verificar a congruência entre a IRI e a CARE, assim como testes de Mann- Whitney e Kruskal Wallis para analisar a associação entre a IRI e a CARE com variáveis como o estresse ocupacional e características de atuação dos profissionais.
Resultados: Não foram encontradas associações entre a IRI e a CARE (rho = 0,41, p = 0,596). No entanto, constatou-se que a percepção do usuário da empatia do profissional variou conforme os níveis de estresse (H(3) = 9,149, p = 0,027). Enfermeiros(as) que exercem a função de coordenação na Unidade de Saúde referem menores índices de empatia, o que também é percebido pelos usuários.
Discussão: Reconhecer o impacto do estresse na forma como o profissional expressa empatia possibilita que ações de promoção e prevenção a saúde sejam desenvolvidas no local de trabalho e impactem não somente a saúde do trabalhador, mas também na saúde do usuário atendido.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.