Relações entre regulação emocional parental e desenvolvimento dos filhos
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v10i3.7299Palabras clave:
Regulação emocional, Desenvolvimento infantil, ParentalidadeResumen
Objetivo: Analisar relações entre regulação emocional parental e o desenvolvimento de filhos.
Materiais e métodos: Trata-se de um estudo transversal exploratório com 47 famílias. O desenvolvimento infantil foi avaliado pelo screening do Battelle Developmental Inventory- 2º Ed., enquanto que a regulação emocional parental foi avaliada pela Escala de Regulação Emocional Parental. O Critério de Classificação Econômica Brasil e umProtocolo de dados gerais foram usados para identificar o perfil sociodemográfico das famílias. Análises estatísticas descritivas foram conduzidas e correlações de Spearman foram testadas para responder ao objetivo do estudo.
Resultados: Para as mães, a subescala “Orientação às emoções da criança” se correlacionou significativamente com o domínio adaptativo (rho=0,316); enquanto que “Falta de controle emocional” se correlacionou com o desenvolvimento geral (rho= -0,304) e os domínios pessoal-social (rho= -0,340) e motor (rho= -0,328). Para os pais, “Falta de controle emocional” se correlacionou com os domínios cognitivo (rho=0,368) e comunicativo (rho=0,361)do desenvolvimento infantil.
Conclusão:Relações entreregulação emocional parental edesenvolvimento infantil diferem para mães e pais, observando-se maior tendência da regulação emocional materna se relacionar ao desenvolvimento dos filhos.Estudos com novas hipóteses são importantes para analisar impactos da regulação emocional parental sob as crianças, identificando-se diferenças entre gêneros.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.