Desenvolvimento motor de prematuros nascidos abaixo de 2.500g no primeiro ano de vida: interferência do crescimento infantil
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v10i1.7392Palabras clave:
Desenvolvimento Infantil, Crescimento, Recém-Nascido Prematuro, Fatores de RiscoResumen
Objetivo: verificar se há relação entre o desenvolvimento motor e o crescimento infantil de crianças nascidas prematuras abaixo de 2.500 g até os 12 meses de idade corrigida.
Métodos: Pesquisa descritiva e observacional, de caráter associativo e delineamento transversal, com 85 prematuros até 12 meses e peso ao nascer abaixo de 2.500g. Retirou-se do prontuário informações das características biológicas e ambientais da criança. Para o desenvolvimento motor, foi utilizada a Alberta Infant Motor Scale (AIMS) e para avaliar o crescimento, as informações foram colocadas em gráficos de referência da Organização Mundial da Saúde. Na análise de dados, utilizou-se teste de Correlação de Pearson e teste de Qui Quadrado de Pearson (nível de significância foi p<0,05).
Resultados: O peso (p=0,001) e IMC (p< 0,0001) demonstraram correlação moderada e significativa com o percentil de desempenho motor dos bebês. Ademais, as associações dos indicadores de crescimento com as categorias de desempenho motor também foram significativas, tanto em peso (p=0,01) quanto em IMC (p=0,04). A estatura demonstrou correlação mais baixa, porém significativa (0,05) com a categorização de desempenho motor.
Conclusão: Observa-se forte relação entre o crescimento infantil e o desenvolvimento motor de crianças prematuras. Foi demonstrado que os indicadores antropométricos de peso e IMC tiveram importantes interações com o desenvolvimento motor das crianças.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.