Avaliação do Brincar de Crianças na Brinquedoteca Itinerante Hospitalar
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i3.7472Palabras clave:
Criança, Desenvolvimento infantil, Saúde da criança, Criança Hospitalizada, Jogos e brinquedos, Terapia ocupacionalResumen
Objetivo: avaliar o perfil lúdico e o brincar de crianças hospitalizadas, antes e durante a internação.
Materiais e Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada em enfermaria pediátrica da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP), com 13 acompanhantes de crianças, em idade superior a 12 meses, cujo instrumento utilizado foi o Histórico Lúdico de Takata.
Resultados: Identificou-se que houve alterações no perfil e comportamento do brincar das crianças participantes do estudo, principalmente nas experiencias lúdicas durante a internação. Os acompanhantes relataram mudanças quanto à forma, recursos, interações e tempo de engajamento nessa atividade, antes e durante a hospitalização. Além disso, a presença da brinquedoteca itinerante foi considerada o principal momento de experiências lúdicas no período de hospitalização. Entretanto, o funcionamento da mesma era somente duas vezes por semana, desencadeando na carência de oportunidades de brincadeira nos demais dias da semana, o que implica na não estimulação da ocupação brincar, tal importante na infância.
Conclusão: Destaca-se a relevância de se oportunizar o brincar como ocupação basilar ao desenvolvimento e hospitalização infantil, assistir esse público de forma holística e ressalta-se a necessidade de espaços estruturados para essa finalidade nos hospitais.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.