Análise do Controle Postural de Atletas Amadores de Diferentes Modalidades Esportivas de Uruguaiana-RS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v10i1.7707

Palabras clave:

Controle postural, Equilíbrio, Esporte, Lesões, Atletas

Resumen

Objetivo: Analisar o controle postural de atletas amadores de diferentes modalidades esportivas.

Método: Este estudo transversal, descritivo, avaliou atletas amadores adultos do sexo masculino, praticantes de voleibol, futsal e basquetebol. O controle postural dos atletas foi avaliado pela posturografia dinâmica computadorizada, através dos Testes de Organização Sensorial (TOS) e de apoio unipodal, sendo também analisados os diferentes sistemas de equilíbrio (visual, vestibular e somatossensorial) e o Índice de Massa Corporal (IMC). Foi realizada análise descritiva e Teste de Anova, considerando p<0,05.

Resultados: Participaram do estudo 36 atletas com média de idade de 22,6 (±4,88) anos, 12 de voleibol, 15 de futsal e 9 de basquete. A maioria dos atletas apresentou déficit nas frequências no TOS VI, sendo mais expressivo no basquete (73,3%). Entretanto, houve diferença significativa entre as modalidades apenas no TOS IV, na qual o basquete diferiu dos demais esportes, com mais desequilíbrios (p=0,025).

Conclusão: Os atletas apresentam déficit do controle postural nos três sistemas, mais expressivo nos atletas de basquetebol, evidenciando a necessidade de um trabalho preventivo de lesões para essa modalidade.

Biografía del autor/a

Nathalie Yelena Plucinski Cardoso Ribas, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Mestra em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, campus Uruguaiana-RS.

Rodrigo de Rosso Fernandes, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Acadêmico do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, campus Uruguaiana-RS, Brasil.

Francisco Rigotti, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Acadêmico do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, campus Uruguaiana-RS, Brasil.

Vitória Hamdan Padilha, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Acadêmica do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, campus Uruguaiana-RS, Brasil.

Simone Lara, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, professora do curso de Fisioterapia e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - Fundação Universidade Federal do Pampa.

Susane Graup, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Doutora em Engenharia de Produção, professora do curso de Licenciatura em Educação Física e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - Fundação Universidade Federal do Pampa.

Publicado

2022-03-08

Número

Sección

Artigos Originais