Depressão, Ansiedade e Suporte Social na Gestação: um estudo exploratório pré-intervenção
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i3.7739Palabras clave:
Depressão, Ansiedade, Suporte SocialResumen
Este estudo objetivou rastrear sintomas de depressão, ansiedade e percepção de suporte social em 90 gestantes, com idade entre 18 e 45 anos (M = 28,62; DP = 7,10), que responderam a um questionário sociodemográfico, a Escala de Depressão Pós-parto de Edimburgo, ao Inventário de Ansiedade Traço-Estado e a Escala de Percepção de Suporte Social. Para comparar os índices das escalas com as variáveis sociodemográficas foram realizados teste-t e ANOVA e, correlações de Pearson para avaliar a relação entre as escalas. A presença de sintomatologia depressiva com pontuação ?13 foi encontrada em 28,9% das gestantes investigadas, enquanto os sintomas ansiosos acima de 40 pontos mostraram-se presentes em 60%. Foram encontradas significâncias estatísticas associadas a sintomatologia depressiva e de ansiedade em relação às variáveis moradia, renda familiar, planejamento da gestação, histórico de transtorno mental pessoal (entre eles depressão anterior) e familiar. Os sintomas de ansiedade apresentaram associação significativa ainda com o status do relacionamento, problemas de saúde e tratamento psiquiátrico atual. Correlação de Pearson revelou significância estatística entre depressão, ansiedade e suporte social. Estes dados mostram a importância do rastreio e a necessidade de medidas de prevenção e promoção da saúde materna.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.