Segurança de alimentos no contexto escolar: concepções dos manipuladores de alimentos
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i3.7948Palabras clave:
Representação, Social, Higiene, AlimentaçãoResumen
Objetivo: Analisar as representações sociais de manipuladores de alimentos acerca das boas práticas de higiene no preparo dos alimentos no âmbito escolar.
Método: estudo exploratório quantiqualitativo conduzido em escolas municipais de Belo Horizonte-MG. Utilizou-se o Teste projetivo de evocação livre de palavras aplicado com a expressão indutora “Higiene no preparo da merenda”. Apurou-se as justificativas do termo elencado como o mais importante e realizou-se análise do discurso do sujeito coletivo (DSC). Adotou-se como referenciais a Teoria das Representações Sociais, a abordagem estrutural e os pressupostos sociológicos.
Resultados: Participaram 274 manipuladores de alimentos dos nove distritos sanitários do município. Constatou-se na análise estrutural, a “Higienização” e “Importante” foram os componentes representacionais centrais; observou-se 15 elementos intermediários, “Higiene pessoal” em destaque; e oito periféricos, “Armazenar”, como mais frequente. Identificou-se dois grupos de representações sociais: 1) procedimentos operacionais de boas práticas de manipulação dos alimentos; 2) importância das boas práticas de manipulação dos alimentos para a promoção da saúde.
Conclusão: Os elementos do núcleo central e periferia apresentaram aspectos positivos em relação à temática estudada. Os elementos identificados na periferia devem ser alvo inicial das ações educativas, possibilitando maior efetivação das boas práticas de manipulação de alimentos no âmbito escolar.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.