Segurança de alimentos no contexto escolar: concepções dos manipuladores de alimentos

Autores/as

  • Thamiris Rodrigues Macedo Programa de Pós-graduação em Educação em Saúde e Enfermagem. Universidade Federal de Minas Gerias - UFMG, Belo Horizonte/MG, Cep: 30130-100. Brasil.
  • Isabel Cristina Bento Mestre em Enfermagem na linha Educação e Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto René Rachou (FIOCRUZ/Minas).
  • Luana Caroline dos Santos Professora Associada do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem. Universidade Federal de Minas Gerias - UFMG, Belo Horizonte/MG, Cep: 30130-100. Brasil.
  • Maria Flávia Gazzinelli Bethony Professora Titular do Departamento de Enfermagem Aplicada da Escola de Enfermagem. Universidade Federal de Minas Gerias - UFMG, Belo Horizonte/MG, Cep: 30130-100. Brasil.
  • Simone Cardoso Lisboa Pereira Professora Associada do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem. Universidade Federal de Minas Gerias - UFMG, Belo Horizonte/MG, Cep: 30130-100. Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v9i3.7948

Palabras clave:

Representação, Social, Higiene, Alimentação

Resumen

Objetivo: Analisar as representações sociais de manipuladores de alimentos acerca das boas práticas de higiene no preparo dos alimentos no âmbito escolar.

Método: estudo exploratório quantiqualitativo conduzido em escolas municipais de Belo Horizonte-MG. Utilizou-se o Teste projetivo de evocação livre de palavras aplicado com a expressão indutora “Higiene no preparo da merenda”. Apurou-se as justificativas do termo elencado como o mais importante e realizou-se análise do discurso do sujeito coletivo (DSC). Adotou-se como referenciais a Teoria das Representações Sociais, a abordagem estrutural e os pressupostos sociológicos.

Resultados: Participaram 274 manipuladores de alimentos dos nove distritos sanitários do município. Constatou-se na análise estrutural, a “Higienização” e “Importante” foram os componentes representacionais centrais; observou-se 15 elementos intermediários, “Higiene pessoal” em destaque; e oito periféricos, “Armazenar”, como mais frequente. Identificou-se dois grupos de representações sociais: 1)  procedimentos operacionais de boas práticas de manipulação dos alimentos; 2) importância das boas práticas de manipulação dos alimentos para a promoção da saúde.

Conclusão: Os elementos do núcleo central e periferia apresentaram aspectos positivos em relação à temática estudada. Os elementos identificados na periferia devem ser alvo inicial das ações educativas, possibilitando maior efetivação das boas práticas de manipulação de alimentos no âmbito escolar.

Biografía del autor/a

Thamiris Rodrigues Macedo, Programa de Pós-graduação em Educação em Saúde e Enfermagem. Universidade Federal de Minas Gerias - UFMG, Belo Horizonte/MG, Cep: 30130-100. Brasil.

Programa de Pós-graduação em Educação em Saúde e Enfermagem. Universidade Federal de Minas Gerias - UFMG, Belo Horizonte/MG, Cep: 30130-100. Brasil.

Isabel Cristina Bento, Mestre em Enfermagem na linha Educação e Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto René Rachou (FIOCRUZ/Minas).

Mestre em Enfermagem na linha Educação e Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto René Rachou (FIOCRUZ/Minas).

Luana Caroline dos Santos, Professora Associada do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem. Universidade Federal de Minas Gerias - UFMG, Belo Horizonte/MG, Cep: 30130-100. Brasil.

Professora Associada do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem. Universidade Federal de Minas Gerias - UFMG, Belo Horizonte/MG, Cep: 30130-100. Brasil.

Maria Flávia Gazzinelli Bethony, Professora Titular do Departamento de Enfermagem Aplicada da Escola de Enfermagem. Universidade Federal de Minas Gerias - UFMG, Belo Horizonte/MG, Cep: 30130-100. Brasil.

Professora Titular do Departamento de Enfermagem Aplicada da Escola de Enfermagem. Universidade Federal de Minas Gerias - UFMG, Belo Horizonte/MG, Cep: 30130-100. Brasil.

Simone Cardoso Lisboa Pereira, Professora Associada do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem. Universidade Federal de Minas Gerias - UFMG, Belo Horizonte/MG, Cep: 30130-100. Brasil.

Professora Associada do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem. Universidade Federal de Minas Gerias - UFMG, Belo Horizonte/MG, Cep: 30130-100. Brasil.

Publicado

2021-12-03

Número

Sección

Artigos Originais