Adolescência e Comportamento Infrator: Correlação com Fatores Sociodemográficos, Envolvimento em Drogas e Habilidades Sociais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v10i3.8300

Palabras clave:

Comportamento Criminoso, Adolescente, Abuso de substâncias, Drogas Ilícitas, Habilidades Sociais

Resumen

Objetivo: Analisar a associação entre o comportamento infrator na adolescência e fatores sociodemográficos, envolvimento em drogas, reincidência infracional e habilidades sociais.

Materiais e Métodos: Trata-se de estudo do tipo caso-controle, com abordagem descritiva e analítica, realizado em Quixeramobim, Brasil, em 2019. A amostra foi constituída por 209 adolescentes do sexo masculino, na faixa etária dos 15 aos 17 anos, sendo 53 adolescentes no grupo caso e 156 no controle. Para a coleta de dados, foram utilizados um questionário sociodemográfico e o Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes - Del Prette. Para verificar a existência de associação entre as variáveis, na análise não ajustada, utilizou-se o Qui-quadrado de Pearson ou a Razão de Verossimilhança. Na análise ajustada, usou-se a regressão logística não condicional, a partir do modelo conceitual.

Resultados: Verificou-se que o comportamento infrator na adolescência está associado, significativamente, às seguintes variáveis: escolaridade do responsável (OR: 11,232; p<0,001), envolvimento com drogas (OR: 53, 484; p<0,001), alta dificuldade em autocontrole (OR: 23,797; p=0,001) e alta dificuldade em assertividade (OR: 5,581; p=0,046).

Conclusões: As variáveis escolaridade dos pais, envolvimento em drogas e habilidades sociais devem ser consideradas na explicação do fenômeno comportamento infrator na adolescência, sendo possíveis alvos de intervenção em programas preventivos.

Biografía del autor/a

Magerlandia Patrício do Amaral, Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales

Graduada em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2004). Tem experiência acadêmica nas áreas de Psicologia Social , Psicologia do Desenvolvimento,Educação e Saúde Mental. Mestra e doutoranda em Psicologia pela Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales, Buenos Aires, Argentina.

Francisco José Maia Pinto, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Universidade Estadual do Ceará

Pós-Doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP - 2011). Doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ - 2005). Mestre em Ciências em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - 1988). Graduado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC - 1975). Graduado em Estatística pela Universidade Federal do Ceará (UFC - 1978). Professor Aposentado da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é Professor Associado Nível "O" da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPSAC/UECE) e Mestrado Profissional em Saúde da Criança e do Adolescente (CMPSCA/UECE). Consultor Ad hoc. Líder do Grupo de Pesquisa Avaliação e Análise Estatística em Saúde Coletiva - PESQSAUDE. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Indicadores de Saúde. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Probabilidade e Estatística Aplicadas a Saúde Coletiva. Atua principalmente, nos seguintes temas: Avaliação Institucional, Nutrição em Saúde Coletiva, Epidemiologia da Saúde da Criança e do Adolescente, Educação e Profissionais de Saúde. 

Dayse Lorrane Gonçalves Alves, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É especialista em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e possui Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE). É Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) - Bolsista CAPES. Atua nos seguintes campos: saúde da criança e do adolescente; saúde na escola; interface entre Saúde e Educação; e prevenção do bullying e da violência escolar. 

Steffany Rocha da Silva, Departamento de Psicologia, Universidade Estadual do Ceará

Psicóloga Educacional na Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza. Psicóloga Clínica com ênfase em procedimentos clínicos e intervenções em saúde, formada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pós graduanda em Neuropsicologia pela Unichristus. Atua com Psicoterapia Comportamental e tem experiência no atendimento com crianças, adolescentes e adultos.

Ana Carina Stelko-Pereira, Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná

Psicóloga pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Terapia Analítico-Comportamental (Paradigma). Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora adjunta da UFPR. Desenvolve trabalhos teórico-práticos com relação ao tema bullying, indisciplina e habilidades socioemocionais. Foi membro do Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (LAPREV) e orientou dissertações e teses no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva na Universidade Estadual do Ceará (UECE).

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Publicado

2022-09-29

Número

Sección

Artigos Originais