Os Efeitos Do Exercício No Desempenho Físico Em Idosos Residentes De Instituições De Longa Permanência: Uma Revisão Integrativa.
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v10i2.8476Palabras clave:
Exercício, Lar de idosos, Desempenho físico.Resumen
Introdução: Com o crescimento no número de idosos na população, cada vez mais surgem indivíduos incapacitados e dependentes de uma rede de cuidados. O treinamento físico pode ser uma intervenção efetiva para atenuar o declínio ou melhorar o desempenho físico relacionado com a idade. Objetivo: sumarizar os efeitos dos exercícios no desempenho físico em idosos residentes de Instituições de Longa Permanência através da bateria de testes Short Physical Performance Battery, teste Levantar e caminhar, Teste de Sentar e levantar de 30 segundos. Materiais e Métodos: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura empregando as bases de dados PubMed/ Medline, Scielo e Lilacs. Foram utilizadas as pesquisas que atendam os critérios de inclusão, sendo eles: pesquisa publicadas nos últimos 10 anos, de ensaios clínicos em adultos com mais de 60 anos residentes em Instituições de Longa Permanência e artigos com textos completos publicados em inglês ou português. Resultados: Considerando os critérios de inclusão, foram selecionados 32 estudos. O treinamento multicomponente foi utilizado em 11 estudos e os exercícios resistidos apareceu em 8, sendo as modalidades mais utilizadas. Conclusões: A revisão apontou que ambas as modalidades melhoram significativamente os parâmetros de desempenho físico relevantes para a capacidade funcional do idoso institucionalizado.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.