Estado de saúde e qualidade de vida em crianças com paralisia cerebral de uma cidade da Fronteira Oeste Gaúcha: interferência motora e socioeconômica
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v11i1.8503Palabras clave:
criança, paralisia cerebral, saúde, qualidade de vida, classe socialResumen
Objetivos: analisar o estado de saúde e a qualidade de vida de crianças com Paralisia Cerebral (PC) de Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil e verificar se o nível da função motora grossa e o nível socioeconômico interferem nesses resultados.
Materiais e Métodos: pesquisa aplicada, descritiva, de estudo de caso e com amostra intencional, não probabilística, de 16 crianças com PC de 4-12 anos, residentes em Uruguaiana e familiares. Estes foram avaliados pelo Critério de Classificação Econômica (2018), Protocolo de Desempenho Funcional e Social, Cerebral Palsy: Quality of Life Questionnaire for Children – Primary Caregiver Questionnaire e o Gross Motor Function Classification System - Expandido & Revisado (GMFCS - E & R). Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva e inferencial (p < 0,05).
Resultado: foi encontrado um perfil de crianças com PC com maiores níveis do GMFCS - E & R, menores níveis socioeconômicos e estados de saúde e qualidade de vida satisfatórios. Somente o nível do GMFCS - E & R interferiu (p < 0,05) nas variáveis estudadas.
Conclusão: estado de saúde e qualidade de vida geral dessas crianças com PC estão acima da média, onde o nível socioeconômico familiar não interferiu nos resultados das variáveis estudadas.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.