Caindo na real: relato de uma experiência de psicoeducação no tratamento da dependência química

Autores

  • Verônica Felippe de Lima Foes Universidade Federal do Rio Grande
  • Luíza Santos Ferreira Universidade Federal do Rio Grande
  • Simone dos Santos Paludo Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.18316/2132

Palavras-chave:

Dependência química, Psicoeducação, Familiares

Resumo

O presente artigo tem como objetivo descrever a implementação de uma proposta de intervenção intitulada “Caindo na Real” dentro de um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-Ad) destinada aos usuários e aos seus familiares. O tratamento na dependência química apresenta uma série de desafios com altas taxas de abandono e dificuldades para a adesão. Dessa forma, a psicoeducação pode ser uma ferramenta importante a medida que provê entendimento sobre a natureza, o tratamento e os aspectos relacionados ao uso, abuso e dependência de substâncias psicoativas. Na experiência foram atendidos 128 usuários do CAPS-Ad, sendo 112 usuários e 16 familiares. Dentre os participantes, 75% (n=96) avaliaram qualitativamente a intervenção, 98% (n=94) categorizaram positivamente e 2% (n=2) negativamente. Dos usuários participantes (n=38), obteve-se uma adesão bastante satisfatória, uma vez que 34% (n=13) destes frequentaram mais que 32% da totalidade do curso e 26% (n=10) atingiram uma adesão maior do que 55% do curso. Outros produtos também foram gerados, como certificados e apostilas. Através desta intervenção foi possível envolver o usuário e seus familiares e educá-los para lidar com a doença, tornando-os ativos nesse processo, favorecendo a adesão ao tratamento e diminuindo as chances de recaída.

Biografia do Autor

Simone dos Santos Paludo, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Psicologia, Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

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Publicado

2015-06-03

Edição

Seção

Artigos de Relato de Experiência