Intervenções cognitivo-comportamentais no atendimento infantil: relato de uma experiência
DOI:
https://doi.org/10.18316/2317-8582.15.12Palavras-chave:
Terapia Comportamental Cognitiva, Desenvolvimento infantil, Síndrome de Tourette, Psicologia ClínicaResumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiência em psicologia clínica, atendido por estagiária de Psicologia em Clínica Escola de uma Instituição de ensino. Trata de um menino, sete anos que apresentou sintomatologia direcionada à Síndrome de Tourette, mostrando intensa ansiedade em relação aos tiques motores e/ou vocais. A avó paterna foi quem o trouxe para atendimento, em função dos movimentos involuntários que apresentava, percebendo o quanto isso o incomodava. Foram realizadas intervenções baseadas na terapia cognitivo-comportamental, tais como, psicoeducação, com o menino e a avó, bem como a técnica de distração, buscando melhora na qualidade de vida. A partir das intervenções realizadas foi possível observar melhora gradual nos sintomas, onde o paciente conseguiu obter maior controle sobre os tiques, bem como, diminuir a ansiedade frente a eles.Referências
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