Intervenções cognitivo-comportamentais no atendimento infantil: relato de uma experiência

Autores

  • Ludiane Scopel Faculdade da Serra Gaúcha - FSG
  • Tânia Rudnicki Faculdade da Serra Gaúcha - FSG

DOI:

https://doi.org/10.18316/2317-8582.15.12

Palavras-chave:

Terapia Comportamental Cognitiva, Desenvolvimento infantil, Síndrome de Tourette, Psicologia Clínica

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiência em psicologia clínica, atendido por estagiária de Psicologia em Clínica Escola de uma Instituição de ensino. Trata de um menino, sete anos que apresentou sintomatologia direcionada à Síndrome de Tourette, mostrando intensa ansiedade em relação aos tiques motores e/ou vocais. A avó paterna foi quem o trouxe para atendimento, em função dos movimentos involuntários que apresentava, percebendo o quanto isso o incomodava. Foram realizadas intervenções baseadas na terapia cognitivo-comportamental, tais como, psicoeducação, com o menino e a avó, bem como a técnica de distração, buscando melhora na qualidade de vida. A partir das intervenções realizadas foi possível observar melhora gradual nos sintomas, onde o paciente conseguiu obter maior controle sobre os tiques, bem como, diminuir a ansiedade frente a eles.

Biografia do Autor

Ludiane Scopel, Faculdade da Serra Gaúcha - FSG

GRADUANDA EM PSICOLOGIA PELA FACULDADE DA SERRA GAÚCHA - FSG

Tânia Rudnicki, Faculdade da Serra Gaúcha - FSG

PSICÓLOGA. DOUTORA EM PSICOLOGIA. DOCENTE NA FSG.

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Publicado

2015-11-27

Edição

Seção

Artigos de Relato de Experiência