Intervenções não farmacológicas no controle da dor em cuidados intensivos neonatais
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v7i2.3666Palavras-chave:
Dor, Cuidados de Enfermagem, NeonatoResumo
Objetivo: identificar as evidências disponíveis acerca das intervenções de enfermagem desenvolvidas frente à dor aguda em neonatos.
Metodologia: Revisão integrativa desenvolvida em junho de 2014 nas bases de dados LILACS, PUBMED, SCOPUS e na plataforma Web of Science com os descritores “Dor”; “Neonato” e “Cuidados de enfermagem”, a qual buscou toda a produção oriunda das bases, totalizando 33 estudos.
Resultados e Discussão: Evidenciaram-se as intervenções: administração de glicose ou sacarose e a sucção não nutritiva; posicionamento adequado, contenção de forma confortável, acalento e aconchego; contato pele-a-pele, o toque e a manipulação mínima; sucção nutritiva; método Mãe Canguru; redução de estímulos ambientais; conversa ou vocalizações suaves; musicoterapia e/ou massagem; aplicação de calor/frio; evitar o uso acentuado de fragrâncias; envolvimento familiar e colaboração entre enfermeiros e médicos.
Conclusão: a produção do conhecimento acerca das intervenções não farmacológicas para o alívio da dor em neonatos é escassa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.