Prevalência, Severidade e Necessidade de Tratamento das Maloclusões e seu Impacto Negativo na Qualidade de Vida dos Adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v10i1.7939Palavras-chave:
Maloclusão, Epidemiologia, Saúde Pública, Qualidade de Vida, AdolescenteResumo
Objetivo: Investigar a prevalência, severidade e necessidade de tratamento das maloclusões e seu impacto na qualidade de vida relacionada à saúde bucal (QVRSB) em adolescentes de 12 anos.
Materiais e métodos: Estudo transversal realizado com 453 adolescentes. A maloclusão foi avaliada pelo Índice de Estética Dentária (DAI) e o Questionário de Percepção da Criança11-14 (CPQ11-14) foi utilizado para avaliar a QVRSB. Os escores do CPQ11-14 foram comparados segundo o sexo e presença de maloclusão pelo teste de Mann-Whitney. A análise segundo a severidade da maloclusão foi realizada pelo teste de Kruskal-Wallis.
Resultados: A prevalência de maloclusão defi nida ou superior foi de 53,86%, enquanto a maloclusão muito grave ou incapacitante com necessidade essencial de tratamento foi observada em 18,76%. Houve correlação positiva (r=0,7006; p<0,0001) entre os escores DAI e CPQ11-14. Adolescentes com maloclusão apresentaram escores totais do CPQ11-14 mais elevados (p<0,05), bem como escores dos domínios de bem-estar emocional e social, do que aqueles sem maloclusão. A pontuação total do CPQ11-14 foi maior (p=0,0251) nas mulheres (16,91+10,52) do que nos homens (14,61+9,70).
Conclusão: A prevalência de maloclusões foi elevada, com predomínio de maloclusões defi nidas com necessidade de tratamento eletivo. A maloclusão impactou negativamente a QVRSB, principalmente nos aspectos emocionais e sociais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.