Ponderações de egressos acerca da qualificação e do mercado de trabalho: avaliando um curso superior de tecnologia

Simone Portella Teixeira de Mello, Elaine Garcia dos Santos, Eliane Moreira Sá de Souza

Resumo


A avaliação de cursos e a consequente melhoria da qualidade da educação superior são temas consolidados no Brasil. Contudo, há pouca literatura que trate da avaliação de curso a partir da visão de egressos, considerando a qualificação desses e as exigências do mercado de trabalho. Diante desta lacuna, o artigo apresenta a avaliação de um curso superior de tecnologia na área de informação e comunicação de uma instituição pública federal na região sul do Brasil a partir dos relatos de 18 egressos. Foi realizada pesquisa em uma rede social para localizar os egressos e, após, entrevistas presenciais. Os egressos pouco conheciam as competências listadas no projeto pedagógico do curso, revelando distanciamento entre o que estava prescrito e o que se evidenciou de fato ao longo da graduação. A falta de valorização do tecnólogo no mercado de trabalho também é reveladora. Os resultados indicam que os egressos entrevistados viveram a realidade de obterem um título de graduação, mas não o emprego que esperavam decorrente da qualificação. Por isso, sugere-se que se considere a voz dos egressos para avaliações de cursos de graduação.


Palavras-chave


Tecnólogo; Projeto Pedagógico do Curso; Mercado de Trabalho.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18316/desenv.v6i3.3506

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2316-5537

UNILASALLE - Av. Victor Barreto, 2288 Centro Canoas/RS Cep: 92.010-000