Avaliando a efetividade do portal eletrônico de uma instituição federal de ensino

Jefferson Menezes de Oliveira, Bruno Martinato de Barros, Márcia Zampieri Grohmann

Resumo


O presente estudo buscou avaliar a efetividade do portal institucional de uma Universidade pública na percepção de seus usuários finais, incluindo alunos, docentes e técnico-administrativos, de forma a subsidiar o estabelecimento de estratégias de melhoria. A partir da aplicação do modelo de Rampelotto, Löbler e Visentini (2012; 2015), por meio da análise fatorial exploratória, foram identificadas cinco dimensões de efetividade do governo eletrônico (e-Gov) da instituição: “Facilidade de Uso”, “Confiabilidade”, “Disponibilidade”, “Acessibilidade” e “Maturidade e Transparência”. Verificou-se que a dimensão “Confiabilidade” foi a que apresentou a melhor avaliação, enquanto que a dimensão “Acessibilidade” apresentou a pior avaliação. Por meio da análise de regressão linear múltipla, identificou-se que as dimensões “Facilidade de Uso” e “Maturidade e Transparência” influenciam positivamente no nível geral de satisfação dos usuários com o e-Gov da instituição. 


Palavras-chave


Governo Eletrônico; Satisfação; Organizações Públicas.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18316/desenv.v6i3.3596

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ISSN: 2316-5537

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