Tecnologia Social e Economia Solidária: desafios educativos

Telmo Adams, Robinson Henrique Scholz, Tiago de Mello Cargnin, Tatiana Spíndola Hossein

Resumo


O presente texto ancora-se na caminhada da economia solidária (ES) na relação com a pesquisa, que aprofunda a questão da tecnologia social (TS) cujo campo o Tecnosocial Unilasalle pretende dar uma contribuição diferenciada no seu desenvolvimento. A tecnologia é focada como um componente produtor e condicionante da realidade o que, no atual contexto, nos leva a pressupor que a desigualdade, a pobreza e o subdesenvolvimento não podem ser enfrentados sem levar em conta a dimensão tecnológica. Busca-se uma aproximação do tema das TSs, dialogando com diversos autores, que, nos últimos anos, pesquisaram a temática no Brasil. Articulando o binômio tecnologia social e economia solidária, consideramos como pano de fundo o atual estágio de globalização hegemônica para desenvolver uma análise crítica, relacionando teoria e prática de modo dinâmico a fim de explicitar os temas do desenvolvimento e da sustentabilidade. Aponta-se para a reflexão de contradições na articulação entre os conhecimentos populares e os conhecimentos acadêmicos para a construção das TSs. As potencialidades educativas presentes no movimento de economia solidária e das tecnologias sociais podem contribuir para minimizar as contradições existentes nas relações econômico-produtivas, bem como com as demais dimensões da vida individual e social, abrindo caminhos emancipatórios, que resultem transformações sociais da realidade.

Palavras-chave: Economia Solidária; Tecnologia social; Educação popular; Incubação de empreendimentos solidários

Tecnología Social y Economía Solidaria: desafios educativos

Resumen: Este texto se basa en la trayectoria de la economia solidaria en relación con  la investigación que profundiza la cuestión de la tecnología social (TS) cuyo campo de el Tecnosocial del Unilasalle pretende dar una contribución específica en su desarrollo. La tecnología se centra en un componente de producción y acondicionamiento de la  realidad de que em el contexto actual nos lleva a asumir que la desigualdad, la pobreza y el subdesarrollo no pueden abordarse sin tener em cuenta la dimensión tecnológica. Buscamos un acercamiento con el tema de la TS hablando con varios autores, que, en los últimos años, han investigado el tema en Brasil. Articulando el binomio de la tecnología y de la economía social y solidaria, tenga en cuenta el contexto de la actual etapa de globalización hegemónica de desarrollar un análisis crítico vinculando la teoría y la práctica de una manera dinámica com el fin de aclarar las cuestiones de desarrollo y sostenibilidad. Señalan que el reflejo de las contradicciones en la articulación del conocimiento popular y el conocimiento académico para la construcción de la TS. El actual potencial educativo en el movimiento de la economía social y las tecnologías sociales pueden ayudar a minimizar las contradicciones en el âmbito económico-productivo, así como otras dimensiones de la vida individual y social, abriendo caminos emancipatorios, que resulten transformaciones sociales de la realidad.

Palabras clave: Economía Solidaria; Tecnología social; Educación popular; La incubación de empresas solidarias.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18316/101

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ISSN: 2238-9024

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