Sobre a Revista

DIÁLOGO (ISSN 2238-9024) publica trabalhos que se debruçam a problematizar e/ou compreender questões sociais em diferentes contextos e a partir de distintas abordagens teóricas. Aceita apenas artigos inéditos que se debruçam a problematizar e/ou compreender questões sociais, culturais e de gestão em diferentes contextos e a partir de distintas abordagens teóricas.

 

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CHAMADA PARA DOSSIÊ: “EDUCAÇÃO, JUSTIÇA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS”

2025-04-07

O dossiê “Educação, Justiça Social e Direitos Humanos” da Revista Diálogo (ISSN 2238-9024) pretende destacar a relevância da educação como um direito humano fundamental e como um meio de promover a justiça social, a paz e o respeito pelos direitos humanos. A consolidação de uma cultura baseada na justiça social e no respeito aos direitos humanos passa, de modo fundamental, pela educação. Ao oportunizar a formação de indivíduos reflexivos e críticos, conscientes de suas responsabilidades sociais e conhecedores de seus direitos, a educação amplia a capacidade de efetivação da justiça social (Almeida; Reis, 2018, p. 47). Nesse sentido, a proposta de organizar o dossiê “Educação para a Justiça Social e os Direitos Humanos” visa fomentar debates, reflexões e práticas que fortaleçam a dignidade da pessoa humana ao promover uma sociedade mais justa, inclusiva e solidária (Bentes; Salles, 2012; Sarmento; Menegat, 2021). 

Organizadores do Dossiê: 

Prof. Dr. Sergio Salles - Universidade Católica de Petrópolis

http://lattes.cnpq.br/3449303767051626 

sergio.salles@ucp.br 

 

Prof. Dr. Jardelino Menegat - UniLaSalle RJ e Universidade Católica de Petrópolis

http://lattes.cnpq.br/2837096160875114 

jardelino.menegat@lasalle.org.br 

Cronograma e prazos

 

  • Chamada para artigos: 07/04/2025
  • Prazo de envio: 30/05/2025
  • Revisão por pares e comunicação com autores sobre necessidade de correções/revisões: junho e julho de 2025 
  • Decisão editorial: agosto de 2025
  • Publicação: até dezembro de 2025

 

Saiba mais sobre CHAMADA PARA DOSSIÊ: “EDUCAÇÃO, JUSTIÇA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS”

Edição Atual

n. 56 (2024)
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Dossiê "Memória e autoficção"

Este dossiê pretende reunir textos que envolvam estudos de memória e autoficção e seus desdobramentos a partir de elementos de cultura e identidade nas mais variadas situações que desejem "abarcar o eu na escrita da atualidade ou a tentativa de dimensionar a fragmentação do sujeito contemporâneo"(GAZZO, Dicionário de Expressões da memória social, dos bens culturais e da cibercultura, Editora Unilasalle, 2017, p. 29). Sendo assim, são esperados artigos sobre testemunhos de vida, ficcionalização, construção ou desconstrução do sujeito que escreve para se autorreconhecer, podendo fazer uso da ficção em detrimento da realidade a fim de restabelecer sua identidade por meio de suas narrativas consolidadas em memórias.

Publicado: 2025-03-07
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Por mais de dez anos, a revista publicou semestralmente edições temáticas, com trabalhos interrelacionados e complementares, buscando estabelecer relações inter e transdisciplinares sobre vários assuntos. Em 2013, a Revista Diálogo ganha novo formato e periodicidade. Passa a ser uma publicação exclusivamente digital, com periodicidade quadrimestral e fluxo contínuo nas áreas humanas e sociais, mantendo seu caráter interdisciplinar. Além do fluxo contínuo, a revista conta com chamadas para dossiês temáticos, reafirmando sua vocação em proporcionar diálogos que tenham contribuições no âmbito educacional e social visando o fortalecimento da cidadania.