Desafios educacionais na Microrregião da AMARP, Santa Catarina: análise e perspectivas para o avanço educacional do Ensino Médio na Rede Estadual de Ensino
DOI:
https://doi.org/10.18316/dilogo.v1i56.12027Palavras-chave:
Educação, Ensino Médio, Indicadores educacionais, Aprendizagem, AMARPResumo
O estudo, de natureza quali-quantitativa, tem por objetivo identificar o nível de aprendizado dos alunos concluintes do Ensino Médio da rede estadual de ensino dos municípios pertencentes à Microrregião da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (AMARP) entre 2018 e 2022, considerando o número de matrículas e as respectivas taxas de aprovação, reprovação e abandono escolar entre 2018 e 2022 e da distorção idade-série, bem como de desempenho escolar no Ensino Médio entre os anos de 2018 e 2021, enfatizando a liderança educacional de Caçador, Videira e Fraiburgo e ressaltando a necessidade de estratégias para lidar com disparidades nos indicadores educacionais. Os dados revelaram deficiências na proficiência em Matemática e Língua Portuguesa, destacando a urgência de intervenções pedagógicas e formação de professores, considerando as especificidades de cada município. Apesar dos esforços, os resultados do IDEB e do SAEB indicam um caminho significativo a ser percorrido para atingir as metas educacionais, exigindo dedicação contínua às políticas públicas, sobretudo no âmbito estadual. O estudo fornece insights importantes para futuros projetos educacionais na região, visando um cenário educacional mais inclusivo e de qualidade.
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