Governança em uma Estatal Federal: a percepção dos empregados e gestores públicos quanto às implicações no cotidiano organizacional

Autores

Resumo

Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo compreender a percepção dos empregados públicos (gestores e não gestores) de uma Estatal Federal quanto às implicações da implementação da Governança Corporativa em seu cotidiano organizacional decorrente das determinações legais instituídas pelo marco normativo das Estatais no Brasil iniciada no ano de 2016 pela Lei nº 13.303. Metodologicamente tratou-se de uma pesquisa quantitativa do tipo descritiva. O universo foi composto por 3.249 empregados (gestores e não gestores), de acordo com informações de setembro de 2019 extraídas do site institucional, cuja amostra resultou em 361 respostas. Adotou-se um questionário on-line com dois blocos. Foi feito o teste U de Mann-Whitney e uma Análise Fatorial Exploratória, gerando 7 fatores explicativos. Os resultados principais mostram que a governança é percebida no cotidiano laboral, e resta mais evidenciada na visão dos que não ocupam função gratificada. Conclui-se que a gestão das práticas de governança está cumprindo sua finalidade, inclusive indo além do respeito ao marco normativo que trata o tema.

Biografia do Autor

Richard Medeiros de Araújo, Professor do PPGP/UFRN

Doutor em Administração pela UFRN.

 

Thiago Cavalcante Nascimento, Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PPGA-UTFPR)

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Alagoas (2008), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2015). Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PPGA-UTFPR), coordenador no PPGA-UTFPR entre 2016-2021 e líder do grupo de pesquisa Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade (ITS). Ministra disciplinas nas áreas de Inovação e Empreendedorismo e Métodos Quantitativos de Pesquisa. Desenvolve estudos na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: Inovação, Empreendedorismo, Tecnologia, Política de Ciência Tecnologia e Inovação.

 

Leonardo Vasconcelos Assis de Lima

mestre em gestão pública pelo PPGP/UFRN

José Amauri Costa Fernandes

Mestre em gestão pública pelo UFRN

Downloads

Publicado

2023-07-31

Edição

Seção

Artigos