Patrimônios difíceis, Memórias Traumáticas
um olhar sobre a comissão da verdade e reconciliação se Serra Leoa
DOI:
https://doi.org/10.18316/dilogo.vi54.11414Palavras-chave:
Patrimônio difícil, Memória traumática, Comissão da verdade e reconciliação, Serra LeoaResumo
O presente escrito visa discutir o conceito de patrimônio difícil a partir do estudo de caso da comissão da verdade e reconciliação de Serra Leoa (CVRSL). Ao utilizar do conceito de patrimônio difícil para análise do papel e função da CVRSL, observa-se as complexidades em torno da comissão em sua função e seus discursos frente às demandas das testemunhas e vítimas.
Referências
ADORNO, Theodor W. “Educação após Auschwitz”. In: _______. Educação e Emancipação. 3ª Ed. São Paulo: Paz e Terra. Trad. Wolfgang Leo Maar, 2003, p. 119-138.
AGAMBEN, Giorgio. O que resta de Auschwitz: o arquivo e o testemunho (Homo Sacer III). São Paulo: Boitempo, 2008.
BEVERNAGE, Beber. History, Memory, and State-Sponsored Violence, Time and Justice. New York: Routledge, 2011.
BORGES, Viviane Trindade. Carandiru: os usos da memória de um massacre. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 8, n. 19, p. 04 ‐ 33. set./dez. 2016.
CANDAU, Joel. Memória e identidade. Trad. Maria Leticia Ferreira. São Paulo: Contexto, 2011.
CORREIA, Ana Catarina Amaral. Crianças-soldado: o problema do caso Darfur. 2013. 206 p. Dissertação (Pós-graduação em direito) Universidade do Minho, Minho, 2013.
FANON, Frantz. Os Condenados da Terra. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2005.
GELLMAN, Maneesha. Only looking forward: the absence of war history in Sierra Leone. In. BENTROVATO, Denise (Coord.) History Can Bite: History Education in Divided and Post-War Societies. Berlin: V&R Unipress, 2016, p.141-156.
LEVI, P. Isto é um homem? Trad. Luigi del Re. Rio de Janeiro: Rocco, 1988.
LOGAN, W.; REEVES, K. (Org.) Places of pain and shame. Dealing with difficult Heritage. London/New York: Routledge, 2009.
KRENAK, Ailton. Paisagens, territórios e pressão colonial. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 9, n. 3, p. 327- 343, jul./dez. 2015.
MIGNOLO, Walter D. Colonialidade: o lado mais escuro da modernidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais. Rio de Janeiro, v. 32, n. 94, jun. 2017.
OCHA. Sierra Leone Humanitarian Situation Report 24 Oct 6 Nov 1999. Ocha, 1999.
RICOEUR, P. A Memória, a história, o esquecimento. Campinas: Unicamp, 2007.
SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva.. São Paulo: Companhia das Letras; Belo Horizonte: UFMG, 2007.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. Testemunho e a política da memória: o tempo depois das catástrofes. Proj. História, São Paulo, n.30, p. 71-98, jun./2005.
SHAW, Rosalind. Rethinking Truth and Reconciliation Commissions Lessons from Sierra Leone. Special report USIP, n.130, p.1-23, fev./2005.
TRC. Truth and Reconciliation Commission for Sierra Leone. 2004 Disponível em: https://www.sierraleonetrc.org/. Acesso em: 15/11/23.
TRICÁRICO, Nicole Fassio Mahlow. Perdão e entendimento na África da Sul pós apartheid? Um estudo de caso sobre a Comissão da Verdade e Reconciliação. RIC FCC. v.19, n.1, 2019, p.13-21
VALENÇA, Marcelo Mello. A questão das seguranças nas novas operações de paz da ONU: os casos de Serra Leoa e Bósnia-Herzegovina. 2006. 185 f. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
WESTPHAL, Euler. R. The Spirituality of Secular State: Reflections about Reconciliation in Politics. In._____. Secularization, Cultural Heritage and Spirituality of the Secular State. Paderborn: Ferdinand Schöningh, 2019, p.13-26.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Diálogo (ISSN 2238-9024) de http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo.