Memória Social e Patrimônio Industrial: as cartas patrimoniais em relação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/dilogo.vi54.11487

Resumo

Este texto tem a pretensão de articular o campo de pesquisa da memória social à área de conhecimento do patrimônio industrial. Para isso, no primeiro momento, apresenta-se cada um dos campos em linhas gerais e as definições teóricas, para na sequência evidenciar os pontos de aproximação. A memória social é apresentada a partir de Halbwachs (2006) e de Assmann (2011), já o patrimônio industrial é conceituado por meio da Carta de Nizhny Tagil (2003), dos Princípios de Dublin (2011) e da Carta de Sevilla (2018). Trata-se então de um ensaio teórico em construção, que se utiliza da investigação documental e com elementos da análise de conteúdo para compreender os dados produzidos. Assume-se, antecipadamente, que é possível relacionar os dois campos de pesquisa de forma a adensar o conhecimento sobre o capital de conhecimento produzido pela sociedade.

Biografia do Autor

Claudiâni Guimarães Vargas Gonçalves, Unilasalle

Doutoranda (PROSUC/CAPES) e Mestra em Memória Social e Bens Culturais pela Universidade La Salle (aprovada com louvor), linha de pesquisa Memória e Gestão Cultural, onde estudou temas relacionados a Memória Social, Memória Empresarial, Patrimônio Industrial, Logística e Economia Gaúcha. Possui Especialização em Docência para o Ensino Superior, Pós-MBA em Inteligência Emocional nas Organizações, MBA em Gerenciamento de Projetos e Graduação em Administração com ênfase em Comércio Exterior. Possui experiências profissionais nos segmentos do comércio, serviço e indústria, principalmente nas áreas de Negócios Internacionais e Logística Nacional. Faz parte de projetos estruturais para desenvolvimento de novos departamentos logísticos em empresa privada. Também foi professora particular de Inglês para níveis básico e intermediário. É pesquisadora acadêmica, realizou Estágio em Docência nas Disciplinas de Economia, Fundamentos de Microeconomia e Gestão Financeira nos cursos de Graduação em Administração e Ciências Contábeis. Foi Tutora nos cursos Superior de Tecnologia e Graduação nas seguintes disciplinas: Gestão de Pessoas, Responsabilidade Social e Ambiental, Raciocínio Lógico Matemático, Contabilidade, Matemática Financeira e Capital de Giro e Análise Financeira. Atualmente leciona nos cursos Técnicos em Administração, Contabilidade e Estética da SEG - Sistema de Ensino Gaúcho, nos campos da gestão e negócios.

Moisés Waismann, Unilasalle

Doutor em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2013). Mestre em Agronegócios pelo Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Graduado em Ciências Econômicas pela UFRGS (1990). Professor pesquisador e Coordenador da Linha de Pesquisa em Memória e Gestão Cultural do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa de Estratégias Regionais. Membro do Conselho Municipal de Cultura de Canoas e do Comitê Municipal de Economia Criativa de Porto Alegre. Coordenador do Observatório Unilasalle: Trabalho, Gestão e Politicas Públicas. Investiga assuntos relacionados ao trabalho e educação, ao mercado de trabalho, a economia da educação, ao ensino superior, as políticas públicas, as politicas públicas para educação, a economia da cultura, a cultura, a economia criativa e a moda.

Downloads

Publicado

2024-04-11

Edição

Seção

Artigos